O remarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para alcançar usuários que já visitaram seu website e trazê-los de volta. Ao anunciar novamente para eles, essa segunda oportunidade pode representar um novo cliente, que estaria perdido caso não fosse incentivado a regressar. Ou seja, fazer remarketing é divulgar novamente algo para recuperar clientes e atingir um público que já teve contato com sua marca, mas que por alguma razão, acabou indo embora antes de efetuar a conversão.
Quando falamos em conversão, não estamos nos referindo somente à compra direta em um e-commerce, por exemplo. O remarketing pode ser utilizado com muita eficácia em sites de lojas físicas, academias, estúdios de pilates, restaurantes, etc. O grande triunfo aqui é conquistar esses usuários que já visitaram sua página uma vez.
Por que vale a pena investir em remarketing?
O remarketing é um importante aliado nas estratégias de marketing digital. Ele ajuda no direcionamento de mensagem a um usuário que já sinalizou alguma intenção em relação aos seus produtos/serviços. Ferramentas de remarketing conseguem visualizar e guardar os passos de navegação de cada usuário e por isso são tão assertivas.
Além de ser usado para relacionamento, pode ser usado para oferecer uma bonificação, ou mesmo para reconquistar um cliente considerado perdido. Abaixo, separamos as principais formas de utilizar o remarketing para ajudar o seu negócio:
Introduzir novos produtos
Sua empresa pretende lançar um novo produto/serviço, ou mesmo lembrar os clientes de que talvez esteja na hora de substituí-los por um mais moderno? Utilize a estratégia do remarketing. Você vai reunir os visitantes frequentes da sua página e chamar a atenção deles para alguma novidade. Assim, sua empresa garante um público com interesse prévio sobre o lançamento desse novo produto ou serviço.
Ativar seus clientes
Se a intenção é ativar os clientes mais antigos (esquentar a base de leads), utilizar remarketing pode ser a solução mais conveniente e assertiva. Como eles já foram seus clientes, as estratégias para reconquistá-los são menos trabalhosas e mais baratas do que as para tentar captar novos.
Aumentar as visualizações
Caso um dos objetivos da sua empresa seja aumentar o número de visualizações do seu site, o remarketing também serve nesse sentido.
Você renovou o layout do seu site, o tornou responsivo e quer mostrar para o público como sua empresa se modernizou e se importa com os clientes? Avise os usuários que já estiveram por lá antes.
Reduzir o custo por clique (CPC)
Anúncios mal segmentados podem gerar um grande prejuízo para o orçamento previsto de marketing da sua empresa. Como você paga por clique, o melhor dos cenários seria que apenas os usuários realmente interessados na solução que você oferece (seu público-alvo) clicassem nesses anúncios. Com o remarketing, é possível segmentar para os usuários que já entraram no seu site alguma vez, ou que clicaram em um local x do menu. Resultado: você vai gastar menos com anúncios online e poderá concentrar esforços em um público mais restrito e interessado.
Lembrar os clientes de algo
Anúncios de remarketing podem ser usados também como alternativa para lembrar os clientes de algo que você deseja informar e fixar na mente deles.
Impulsionar campanhas de exibição
Como geralmente os anúncios de remarketing geram uma taxa de cliques (CTR) muito alta, o índice de qualidade global das campanhas-display no Google Adwords acaba se elevando. Isso significa que todas as outras campanhas de exibição criadas também irão gerar lucros maiores, além de serem concedidas a posições mais elevadas do anúncio e aumentar o custo-benefício do investimento em Ads.
Entendeu por que o remarketing pode ajudar o seu negócio, mesmo que não seja uma grande empresa ou e-commerce? Se você ficou com dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários!