A captação e nutrição de leads é uma das principais técnicas utilizadas pelas empresas hoje em dia. Através da sua utilização é possível manter um relacionamento muito próximo do cliente e deixá-lo sempre disposto a lembrar de seus produtos quando necessitar. Existem algumas ferramentas para esse objetivo, e a automatização de e-mails é um ótimo caminho para ter sucesso nas estratégias.
O que são leads?
O lead é uma pessoa que manifestou interesse por sua empresa, produtos ou serviços e, dessa forma, pode ser considerado um potencial consumidor. Ou seja, temos aqui uma oportunidade de negócio, já que esse lead tem uma probabilidade maior de vir a consumir seus produtos do que alguém que ainda não teve contato com o que você tem a oferecer.
É importante não confundir um lead com um simples visitante. Enquanto o lead demonstra interesse efetivo – o que deve ser controlado anotando os dados básicos desse lead para conseguir manter contato – o visitante apenas entrou em sua loja ou no seu site e você não possui informações complementares para saber se ele está realmente interessado nos seus produtos e serviços e também não tem meios de se comunicar com ele.
Qual é a importância de nutrir os meus leads?
Suponha que você deseja sair para jantar à noite, está na dúvida sobre qual restaurante escolher, e por isso passa o dia inteiro pensando nesse assunto. Coincidentemente no meio da tarde, ao aguardar na fila do banco, um desconhecido indica para você determinado restaurante. Ao chegar a sua casa no final da tarde, um grande amigo também faz uma indicação, porém de outro estabelecimento. Qual indicação você estará mais inclinado a seguir? Provavelmente será a do seu amigo, visto que você já tem uma relação de confiança com ele.
O objetivo de nutrir seus leads é exatamente esse: mostrar-se confiável para eles. Se você sair divulgando o seu produto para qualquer pessoa, em qualquer contexto, grande parte delas nem dará bola para você. Mas se você filtrar as pessoas que demonstram interesse pelo seu produto e alimentá-los com informações úteis sobre o assunto, o resultado será que você o trará para perto, fazendo com que ele preste atenção em sua comunicação.
A automatização de e-mails
Apesar de muitas pessoas terem a ideia de que o e-mail ficou em segundo plano em relação às redes sociais, isso não é verdade. O fato é que o uso de e-mails está cada vez maior, e segue um meio de comunicação extremamente viável e eficaz. Enquanto a comunicação por anúncios ou pelas redes sociais apresenta difícil mensuração de impacto, ao enviar um e-mail é possível controlar quantas pessoas receberam, o número de abertura e a quantidade de acesso aos links.
Sem falar na facilidade da manipulação das informações para tirar melhor proveito da comunicação, como, por exemplo, enviar e-mails utilizando o nome da pessoa que irá receber – o que passa credibilidade – e não é nem um pouco complicado de executar. Outra opção muito interessante da automatização de e-mails é a segmentação de seus leads de acordo com idade, localização geográfica, sexo ou interesses, fazendo com que a informação que chega ao destinatário seja sempre pertinente para ele.
Como você pode notar, a ferramenta de automatização de e-mail é uma grande aliada da nutrição de leads, conseguindo entregar informações úteis periodicamente para os interessados e oferecendo métodos de mensuração de resultados, além de ser muito simples de utilizar e muito barata comparada a outras ferramentas.
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