Separamos as ações mais importantes para que a estratégia de redes sociais da sua empresa se destaque dos concorrentes neste período
Poucas semanas nos separam do ano de 2024 e com as festas de final de ano se aproximando, muitas empresas apostam em estratégias nas redes sociais para se destacar.
Certamente, esse é um ambiente fértil para o marketing digital, ideal para empresas que buscam maximizar o alcance e engajamento do público.
Além disso, para muitos negócios esse é um período crucial para o planejamento de vendas e, por isso, quanto mais visibilidade, mais oportunidades.
Nesse cenário, as redes sociais têm papel decisivo para a marca ampliar seu alcance e conquistar novos clientes.
Segundo uma pesquisa feita pela agência We Are Social, somando os perfis de 5 diferentes plataformas, existem mais de 588 milhões de contas no Brasil.
O estudo mostra que o WhatsApp lidera com 142,2 milhões, seguido pelo Youtube (142 mi), Instagram (113,5); Facebook (109,1 mi) e TikTok (82,2 mi).
Sem dúvida, diante desses números, não podemos negar que as redes sociais são cada vez mais estratégicas para todos os modelos e segmentos de negócio.
Neste artigo, exploraremos algumas das melhores estratégias para as redes sociais que ajudem a garantir que sua presença online brilhe durante esse período especial.
Listamos abaixo alguns tópicos essenciais para uma estratégia de fim de ano para redes sociais.
- Conteúdo temático
- Calendário especial
- Lives
- Concursos e sorteios
- Parcerias estratégicas
- Anúncios segmentados
- Stories interativos
- Retargeting
- Métricas e análises
Agora, vamos entender mais sobre cada um. Continue lendo esse artigo.
Conteúdo temático
Antes de mais nada, precisamos criar um conteúdo alinhado com o espírito festivo, não acha?
Então, o tema deve incluir Natal, Ano Novo e outras celebrações que acontecem nesse período.
Assim, sua empresa consegue estabelecer uma conexão emocional com o público, despertando sentimentos positivos e fortalecendo a identidade da marca.
Calendário especial
Ainda dá tempo de criar um calendário de conteúdo especial para os últimos dias do ano.
A dica é planejar as postagens de forma constante e regular, destacando as ofertas e promoções, assim como mensagens de agradecimento.
Vale lembrar que manter a consistência nas redes sociais é fundamental para manter o engajamento com os seguidores.
Lives nas redes sociais
As lives, ou vídeos ao vivo, seguem em alta nas redes sociais e se afirmam como uma ferramenta poderosa para interagir com a audiência.
Por isso, realize transmissões ao vivo para apresentar produtos, compartilhar bastidores da empresa ou simplesmente para desejar boas festas.
Concursos e sorteios
Mesmo diante das novas ferramentas, os bons e velhos concursos e sorteio também tem importância em uma estratégia para as redes sociais.
Ao incentivar a participação dos seguidores em concursos e sorteios eles podem compartilhar experiências neste período de festas usando hashtags,por exemplo.
Sem dúvida, este tipo de ação é mais indicada para empresas que buscam aumento na visibilidade da sua marca de forma orgânica.
Parcerias estratégicas
Outra forma de usar as redes sociais de forma estratégica no final do ano é fazendo parcerias com outras marcas e, principalmente, influenciadores relevantes para o seu público-alvo.
Isto é, a marca atinge novos seguidores e aumenta sua credibilidade para o consumidor final.
Mas, é importante que a escolha dos parceiros esteja alinhada com os valores da sua empresa para aumentar as chances de sucesso.
Anúncios segmentados nas redes sociais
Com cada vez mais recursos de segmentação, os anúncios das plataformas não podem ficar de fora da sua estratégia de redes sociais para o final do ano.
Desta forma, sua empresa terá campanhas direcionadas para o público certo, maximizando o retorno sobre o investimento.
Stories interativos
Esse é um dos recursos mais queridos pelos brasileiros que utilizam o Instagram, especificamente.
Ao criar stories neste período, pense em enquetes ou perguntas interativas porque essa abordagem gera maior interação e engajamento dos seguidores.
Retargeting
Esta é a ferramenta responsável por lembrar o usuário sobre o seu produto ou serviço.
Ou seja, depois de visitar seu site ou interagir com suas postagens nas redes sociais, o retargeting reforça a presença da sua marca na mente do consumidor.
Métricas e análises
Por fim, de nada adianta toda a estratégia se você não avaliar constantemente o desempenho das ações.
Para isso, use as métricas e análises das plataformas para entender o que funciona melhor e ajuste sua estratégia conforme a reação dos usuários.
Certamente, esta é a melhor maneira de manter a otimização contínua e aproveitar ao máximo as oportunidades.
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