Empresas não batem metas, maturidade dos profissionais, integração entre marketing e vendas e tendências são destaques do Panorama de Vendas
A RD Station é referência em marketing digital no Brasil e, este ano, apresenta a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, sobre o cenário deste setor no país.
O estudo foi feito com empresas de diversos segmentos e portes e ajuda a mensurar a maturidade dos times comerciais e a relação entre equipes de marketing e vendas.
Além disso, o Panorama de Vendas, que teve apoio da TOTVS e da TALLO, mostra o percentual de empresas que não atingiram suas metas em 2022 e tendências do mercado.
O novo relatório explora a Gestão Comercial Eficiente e mostra que, sem processos bem definidos, uma empresa comete mais erros e desperdícios na gestão.
Segundo a pesquisa da RD Station, a principal tendência de 2023 é o uso do WhatsApp como canal de vendas. Você já usa essa ferramenta para gerar negócios?
Ou seja, com esta edição do estudo, os empreendedores conseguem refletir sobre as melhorias em sua operação comercial com base nas necessidades identificadas ano passado e as previsões para 2023.
Neste artigo, a Mitrah reuniu os principais pontos deste relatório e mostra o motivo que levou o estudo a destacá-los.
Panorama de Vendas: números gerais da pesquisa
De acordo com o relatório, 71% das empresas não bateram suas metas de vendas em
2022, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
Além disso, 29% das companhias que participaram não têm nenhuma frequência de
acompanhamento de resultados definido.
Para o ano de 2023, o relatório mostra que 70% das empresas brasileiras projetam um
crescimento entre 10% e 50%.
A maioria dos profissionais da área de vendas (93%), concorda que bons resultados dependem de um processo de vendas bem estruturado.
Entretanto, somente 34% das empresas pesquisadas afirmam ter um processo previsível, escalável e sustentável.Certamente, um dos destaques do Panorama de
Vendas é o Whatsapp como principal canal de comunicação para 86% dos vendedores.
Empresas que não atingiram suas metas
Sem dúvida, um dos pontos mais preocupantes do segundo relatório Panorama de Vendas é o aumento de empresas que não atingiram suas metas de vendas em 2022.
De acordo com a pesquisa, saímos de 60% para 71% e, considerando as empresas B2B,
60% delas não bateram suas metas ano passado.
Por outro lado, das companhias que atuam no mercado B2C, 73% não conseguiram atingir seus objetivos de vendas.
Nesse sentido, o relatório sugere algumas melhorias com base em questionamentos importantes:
- Como evoluíram os resultados dos anos anteriores?
- Como manter uma operação comercial forte o suficiente para sofrer o menos possível com o impacto de oscilações externas?
- É possível que as empresas estejam desenhando suas metas de maneira equivocada? Existe uma leitura e gestão correta dos dados?
- Será que o problema está na projeção da meta ou na execução do planejamento que foi feito?
Panorama de Vendas destaca maturidade de times comerciais
Outra parte do relatório mostra o nível de maturidade dos times comerciais analisando tarefas e ações que as equipes precisam realizar para atingir suas metas.
Ao mesmo tempo, os profissionais devem entender quais melhorias e oportunidades existem para que se desenvolvam e entreguem melhores resultados.
O estudo mostra que processos claros e bem definidos são as iniciativas mais importantes para melhorar a performance dos times comerciais.
Isto é, para 74% dos entrevistados, esses são os fatores mais importantes para melhorar a performance e os resultados de vendas.
Ainda sobre as iniciativas que os profissionais consideram as mais importantes para a entrega de resultado de vendas, 70% acreditam em uma equipe bem treinada.
Em seguida, com 64%, aparece a preocupação em contar com processos de vendas com rituais frequentes para acompanhar.
Praticamente empatados, temos Integração entre as áreas de marketing e vendas (52%) e Uso de uma ferramenta de CRM (51%).
Integração entre as áreas de Marketing e Vendas
Um dos pilares do relatório da RD Station é a integração entre as áreas de marketing e vendas e a segunda edição mostra que 57% das empresas participantes mantém as
áreas próximas.
Mas, na prática, apenas 28% das companhias têm rotinas realizadas em conjunto, como reuniões periódicas entre os departamentos, por exemplo.
Em comparação com a edição anterior, feita em 2021, os dados mostram que o cenário atual piorou já que as reuniões periódicas aconteciam em 38% das empresas.
Assim, ao serem questionados sobre a frequência com que as reuniões entre o time de
marketing e vendas da empresa acontecem, a maioria (34%) diz não existir recorrência definida.
Porém, para 28% das empresas, os encontros entre os times acontecem semanalmente, enquanto os períodos quinzenais e mensais têm menor índice, com 12% e 13%, respectivamente.
Tendências para 2023 segundo Panorama de Vendas
Certamente, o Whatsapp como ferramenta de contato é a principal tendência para este ano.
O relatório diz que, entre os canais mais utilizados pelas equipes de vendas para contatar leads, o aplicativo de mensagens é imbatível.
Ao todo, 86% dos respondentes citam o WhatsApp; 63% usam mais o telefone; 55% preferem e-mail ; 40% apostam na visita presencial; e 35% fazem contato por videoconferência.
Em relação à maneira como o canal é utilizado pelos vendedores, 58% das empresas usam de forma ativa, ou seja, fazendo o contato a partir da ferramenta.
Por outro lado, 79% das companhias afirmam que seus vendedores fazem follow up diariamente das negociações usando a mesma ferramenta.
A pesquisa também mostra que a maioria dos participantes (78%) optou pelo modelo “Whatsapp Business”, indicando o uso de otimização e automatização deste app.
E então, o que achou dos resultados deste ano? Veja aqui o Panorama completo
Continue acompanhando nosso blog para mais notícias como esta!