Conheça os aspectos mais importantes para alinhar os setores de marketing e vendas e os benefícios que a união traz para os negócios
Marketing e vendas são setores de uma empresa muitas vezes considerados rivais, isto é, áreas que disputam entre si por um mesmo objetivo.
Certamente, conquistar um novo cliente e torná-lo fiel é o que toda empresa busca e cada uma das áreas citadas têm sua parcela de importância.
Inclusive, ambos os departamentos contam com aspectos em comum e isso se transforma em sinergia para o negócio.
Ninguém tem dúvidas sobre a importância dessas duas áreas para o sucesso de vendas de uma companhia, não é?
Por isso, marketing e vendas devem, juntos, trabalhar para que a empresa alcance os resultados.
Você tem dúvidas de que um trabalho complementa o outro?
Hoje, com as ferramentas disponíveis, a gestão das empresas pode coletar insights e melhorar cada vez mais a estratégia.
Primeiro o marketing cria a demanda ao captar e nutrir os leads antes de repassá-los para a equipe comercial trabalhar o relacionamento e a negociação.
Depois de fechar o negócio, ou fazer a conversão, o setor de marketing ativa suas estratégias de up selling e cross selling.
Quer entender mais sobre a importância do alinhamento entre marketing e vendas para a sua empresa? Continue lendo este artigo.
Como alinhar marketing e vendas?
Antes de conhecer os benefícios que as duas áreas proporcionam quando estão unidas pela empresa, que tal entender primeiro como unir as partes?
Para isso, existem alguns aspectos que podem facilitar a união desses departamentos.
Confira abaixo:
Metas iguais para marketing e vendas
Isso mesmo. Para trabalharem juntos nada melhor do que estabelecer metas iguais para ambos os setores.
Isto é, gerar novos contatos, conquistar novos revendedores, fornecedores ou distribuidores é uma tarefa em comum.
Ações e atividades alinhadas
Lembra quando falamos aqui que esses departamentos se complementam? Com metas em comum, é necessário que eles estejam na mesma página.
Ou seja, em cada setor precisamos ter clareza sobre a persona, a jornada de compra, as fases do processo de vendas, a qualificação dos leads, etc.
Assim, cada departamento consegue entender o que fazer e entregar para o outro e vice-versa.
Acompanhamento mútuo
Outro aspecto necessário para alinhar as duas áreas é deixar claro e visível para ambos os times o progresso das ações de cada um.
Isto é, acompanhar de perto o andamento dos trabalhos para que possam manter uma comunicação constante com feedbacks entre eles com foco em aprimorar as atividades.
Aproveite as ferramentas
Uma das vantagens da tecnologia é que ela facilita o dia a dia de empresas com ferramentas essenciais para cada tipo de negócio.
Aplicativos e softwares de automação e análise, sistemas de gerenciamento de tarefas, são formas de integrar os times e eliminar a maioria das tarefas manuais.
Sem contar que as ferramentas mais novas conseguem incluir dados e monitoramento de performance, com relatórios diários, inclusive.
Benefícios do alinhamento entre marketing e vendas
Agora, vamos entender quais são os benefícios que a empresa consegue ter quando, de fato, conta com esses departamentos bem alinhados.
Detalhes sobre o cliente
Certamente, as ferramentas e estratégias de marketing de hoje conseguem obter mais conhecimento sobre as necessidades e desejos dos consumidores.
Assim, quando os departamentos estão alinhados, o time comercial recebe dados valiosos sobre cada cliente e isso influencia no sucesso das vendas.
Em outras palavras, o marketing fornece o lead com informações ricas e relevantes, levando trunfos para a abordagem comercial.
Nutrição de leads assertiva
Sem dúvida, uma das vantagens de contar com times de marketing e vendas integrados é a clareza sobre um lead qualificado.
Ou seja, não há dúvidas sobre como deve ser a nutrição do contato dentro do funil da empresa.
Nesse cenário, a vantagem é evitar equívocos nas decisões que podem custar caro demais para a operação.
Harmonia e foco
Quando marketing e vendas caminham juntos, na mesma direção e com discurso sólido, suas ações acontecem em maior harmonia.
Ao mesmo tempo, os departamentos conseguem manter o foco das ações baseado na cultura e nos valores da empresa.
Alinhe os setores de marketing e vendas da sua empresa
Agora a missão é sua. Não deixe para depois, comece agora a gerar a união entre as equipes de marketing e vendas aplicando tudo o que viu neste artigo.
Mas, se tiver alguma dúvida, sugestão ou informação que possa acrescentar, fique à vontade para deixar seu comentário. Ou entre em contato com a gente!