Conheça as 5 etapas que definem o nível de consciência do cliente e veja como fortalecer o relacionamento com potenciais clientes
Você já ouviu falar sobre o nível de consciência do cliente? Então, saiba que esse é um dos segredos para o sucesso do marketing.
Enquanto algumas pessoas mal sabem que precisam de um produto ou serviço, outras já reconhecem uma dor e estão em busca da solução.
Ou seja, estamos falando sobre o estágio de conscientização que cada pessoa tem em relação a um produto ou serviço.
Nesse caso, sem dúvida, existem diferentes fases e cada potencial cliente tem determinado grau de entendimento sobre suas necessidades e as soluções disponíveis.
Certamente, existem aqueles que já estão mais avançados, enquanto outros ainda não estão conscientes.
Nível de consciência do cliente
Atualmente, os estágios de consciência de um potencial cliente estão divididos em 5 etapas e, neste artigo, vamos mostrar como cada uma delas funciona.
Abaixo, listamos os níveis de acordo com cada fase da conscientização do consumidor:
- Inconsciente
- Consciente sobre o problema
- Consciente sobre a solução
- Consciente sobre o produto
- Totalmente consciente
Agora, vamos entender como cada um deles funciona.
Inconsciente
Este público não sabe que tem um problema e, muito menos, que existem diferentes soluções.
Por isso, este perfil traz maior dificuldade para conseguir atender já que, na consciência dele, não há com o que se preocupar.
Para este cliente, as empresas devem mostrar o problema primeiro para que eles percebam que existe uma solução.
Por exemplo, um e-commerce de calçados esportivos deve optar por uma abordagem diferente de promoção para seus potenciais clientes inconscientes.
Isto é, precisamos mostrar quais os tipos de tênis que não devem ser usados para corrida porque podem aumentar o risco de lesões.
Certamente, grande parte das pessoas que fazem corrida têm curiosidade em saber sobre isso e evitar problemas físicos, não acha?
Consciente sobre o problema
A segunda etapa trata de potenciais clientes que têm consciência sobre o problema, elas sabem que precisam de algo.
Usando o exemplo do e-commerce de calçados, os clientes que sabem que têm um problema são os que já começam a sentir dores e incômodos após a corrida.
Mas, eles ainda não sabem que isso pode ser causado pelo tênis que estão usando para fazer o exercício.
Nesse caso, em algum momento ele pode procurar na internet os motivos para dores nos pés depois de correr e aí entra a estratégia de conteúdo do e-commerce usado no exemplo.
Antes de oferecer o produto, o site consegue atrair o usuário que busca informação relevante, de qualidade e a empresa confirma sua autoridade.
Consciente sobre a solução
Aqui, os potenciais clientes estão no meio do processo de conscientização, ou seja, eles reconhecem os problemas que têm e sabem que existem soluções.
Mas, não basta apenas que ele saiba que a solução existe. Ele precisa saber que o e-commerce tem diversas opções de soluções para o problema de dores nos pés e nas pernas.
Nesse caso, entregar conteúdo de alto valor, mostrando tudo o que a loja pode oferecer, aproxima ainda mais a marca do cliente.
Consciente sobre o produto
O penúltimo nível de consciência do cliente é quando ele já tem o conhecimento sobre a sua dor, as soluções que existem e que o seu produto atende sua demanda.
Porém, apesar de conhecer o produto que sua empresa oferece, ele não se sente totalmente seguro para comprar.
Portanto, tente manter o foco em oferecer conteúdos ainda mais detalhados ao invés de anúncios de ofertas.
Além de mais aprofundado, explicativo e relevante, esse é o momento de mostrar os benefícios que o seu cliente tem ao comprar seu produto.
Nível de consciência do cliente: totalmente consciente
Por último, o maior nível de consciência do cliente, está a pessoa pronta para fazer a compra com você.
Agora, o cliente sabe porque sente dores depois de correr, quais os melhores tênis de corrida e que o seu e-commerce tem as melhores opções.
Nesta fase os clientes esperam receber ofertas especiais, mas a empresa também pode apresentar as vantagens do programa de fidelidade da loja.
Certamente, pessoas com esse nível de consciência podem receber e-mails com ofertas especiais e promoções segmentadas.
Nível de consciência do cliente na prática
Você percebeu que os níveis de consciência ajudam a orientar toda a estratégia de comunicação de uma empresa?
Neste artigo podemos perceber que usar anúncios e conteúdos relevantes conduzem o potencial cliente até o momento da compra.
Para saber mais sobre o nível de consciência do cliente, fale com nossa equipe agora mesmo!