Passados os meses de férias, os estúdios de Pilates retomam as atividades com força total, tendo como desafio manter alunos do ano anterior e conquistar novos alunos interessados na atividade física. Mas como fazer isso? Quais as ferramentas de marketing para conquistar clientes são ideais para um estúdio de pilates?
Separamos 7 dicas de marketing para estúdios de pilates, focando nas características de seu público: busca por informações na internet e comodidade.
Site otimizado
Cada vez mais as pessoas buscam por serviços de seu interesse na internet. Seu estúdio deve estar preparado para ser encontrado por futuros alunos quando estiverem pesquisando por aulas de pilates em um site de busca. Para isso, é necessário atualizar constantemente o seu site com fotos, dicas, novidades, contato, tornando-o relevante para mecanismos de busca como o Google. Investir em otimização consiste em identificar e utilizar palavras-chave de relevância para o seu negócio e estar atento ao SEO.
Campanhas de Links Patrocinados
Uma maneira mais rápida e garantida de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca do Google é investindo em Links Patrocinados. Este é um sistema de publicidade online desenvolvido pelo próprio Google que funciona da seguinte maneira: quando as palavras-chave escolhidas por você forem buscadas por pessoas interessadas, o Google posicionará o seu anúncio nos primeiros lugares da página de resultados. Desta forma, você garante que será uma das primeiras opções de qualquer pessoa que busque por um estúdio de pilates com as suas características (localização, horários, serviços extras) no Google.
Social Media Marketing
Além dos mecanismos de busca, é importante estar presente nas redes sociais, interagindo com alunos, ex-alunos e pessoas interessadas em pilates, saúde, bem-estar, exercícios físicos, enfim, temas relacionados ao seu negócio. Use as redes para divulgar suas aulas, espaços, professores e promoções. Lembre que é através das redes sociais que você conhece as opiniões de seus alunos sobre as aulas e consegue incentivá-los a compartilhar informações com amigos, divulgando o seu estúdio de pilates para várias pessoas.
E-mail Marketing
Enviar e-mails personalizados falando sobre o estúdio e temas de interesse de seus alunos é uma forma de relacionar-se e ganhar a confiança do seu público. Quanto mais personalizado o e-mail, mais o aluno se sente valorizado e motivado a seguir frequentando as aulas. Lembre-se de pedir o contato de todos os seus alunos na matrícula, assim você constrói uma base de e-mails sólida para envios de promoções, informações sobre troca de horários e eventos, reativação da matrícula, dicas de alongamento, saúde, etc.
Panfletagem e anúncios na região
Não é apenas na internet que futuros alunos buscam por estúdios de pilates. Você também pode anunciar em jornais do bairro ou da cidade e distribuir panfletos nos edifícios e empresas próximas ao estúdio. Lembre-se que, em busca de comodidade, é provável que pessoas que moram ou trabalham próximo ao seu estúdio sejam alunos mais fáceis de conquistar e manter.
Aulas abertas e promoções
Promover descontos para alunos que reativam a matrícula no ano seguinte ou que indicam amigos, para grupos de familiares e amigos que se matriculam juntos, divulgar aulas abertas para experimentação são maneiras muito eficientes de fidelizar atuais alunos e incentivá-los a indicar o estúdio, atraindo mais público.
Brindes
Além de simpático, o brinde pode ser uma forma de mídia para sua empresa. Ao distribuir brindes de qualidade para os alunos, você os estimula a “usar” a marca do estúdio, divulgando-o em seu círculo de amizades, trabalho e família. Escolha brindes que sejam úteis e estimulantes à prática de pilates, como: camisetas, toalhas, sacolas, nécessaires ou garrafinhas de água.
Com uma boa estratégia, você pode conquistar muitos alunos e fidelizar os existentes. Basta escolher as ferramentas de marketing mais adequadas às suas necessidades e às características de seu público!
Você já testou algumas dessas estratégias? Como elas funcionaram na prática? Compartilhe com a gente nos comentários.