Marketing digital é a palavra do momento entre os empreendedores e administradores de empresas. Infelizmente, a maioria das pessoas reduz o marketing digital a criar uma rede social e postar algumas fotos ou frases aleatórias. Porém, ele é bem mais amplo e mais complexo do que isso. Para que uma estratégia de marketing digital tenha sucesso, ela dependerá de tanto planejamento quanto o marketing tradicional. Neste planejamento, diversos elementos são utilizados; um deles é o digital branding.
O que é branding?
Branding é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “criar a marca”. O conceito é bem amplo, pois envolve uma forma de pensar na sua própria marca sob diversos ângulos, e então comunicar a essência da marca ao mercado em todos os aspectos: desde a identidade visual até a maneira como o cliente é atendido; desde a organização do escritório até a cultura e valores organizacionais.
Podemos fazer uma analogia, dizendo que o branding é bem mais do que apenas um aspecto de marketing; ele é todo um “estilo de vida” da sua empresa. O seu estilo de vida – sua postura, crenças, a forma de tratar as pessoas, as roupas que você usa – faz de você único e transmite uma imagem aos outros; e, por causa desse estilo de vida, você irá atrair um determinado tipo de pessoa para sua vida. O mesmo acontece com a sua marca: o “estilo de vida” adotado através do branding irá atrair clientes que se identificam com a imagem que você cria para a empresa.
O que é digital branding?
O digital branding é focado no ambiente digital – sites, redes sociais, e-commerces. Seu objetivo é usar os recursos proporcionados pela tecnologia para transmitir a essência de sua marca a cada vez mais pessoas, eliminando as fronteiras e as limitações existentes nos recursos tradicionais. Por isso, ele exige adaptações para explorar alguns elementos que só existem neste ambiente.
Como colocar o digital branding em prática?
Em primeiro lugar, é preciso ter uma visão clara de qual seria a essência da sua marca, a imagem que ela deseja transmitir a todas as pessoas, tanto colaboradores quanto parceiros, clientes e o mercado em geral. Um bom começo é trabalhar no estabelecimento de uma cultura e valores organizacionais. Eles são elementos norteadores de todas as atitudes e decisões tomadas dentro de uma empresa, tanto nas pequenas situações do dia a dia quanto nas situações mais importantes.
Uma vez que você tenha “criado a marca” e estabelecido os parâmetros entre os responsáveis de marketing, será importante buscar a consistência entre estes parâmetros e as ações de marketing digital. Por exemplo, se a sua empresa trabalhar com marketing de conteúdo, publicando artigos em um blog, é essencial que o estilo e o conteúdo destes artigos sejam compatíveis com a sua marca.
Para deixar este conceito mais claro, vamos imaginar uma situação extrema. Se uma marca busca adotar e transmitir uma postura de referência em termos de consciência social, seu blog não pode publicar conteúdos que tenham uma conotação sexista ou homofóbica. Isso causaria uma inconsistência muito forte entre o branding – a imagem que a marca busca criar e comunicar – e suas ações reais de marketing digital. Em última instância, isso teria um impacto negativo na identificação dos clientes com a marca, podendo até mesmo afetar seu desempenho comercial.
Qual é a importância do digital branding?
Pode parecer uma frescura, mas não é. Manter a consistência entre imagem e ações da marca nas mídias digitais é essencial para estabelecer identificação, vínculos e confiança com os clientes. E, como o processo de venda é muito emocional, estes fatores subjetivos acabam sendo um importante recurso para vencer a concorrência. É por isso que grandes empresas, como a Apple, são tão detalhistas em manter o branding em todas as suas ações de marketing, tanto tradicional quanto digital.
Sua empresa já tem um digital branding bem definido? Quer saber mais sobre o assunto ou compartilhar a sua experiência? Fale com a gente nos comentários!