Conheça os principais benefícios que as ferramentas de CRM trazem para as empresa e como escolher o melhor sistema
Todo empreendedor que entende a importância de manter um relacionamento com o cliente conhece a sigla CRM.
Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente é um conceito que inclui diferentes áreas da mesma empresa.
Isto é, uma estratégia de CRM envolve os departamentos de vendas, marketing, atendimento, assim como os pontos de venda, é claro.
Certamente, quando esses setores estão realmente alinhados com a estratégia, a experiência do cliente se torna inesquecível.
Por isso, hoje, diversas plataformas oferecem esse serviço no mercado com base em novas tecnologias que utilizam dados dos clientes para gerar mais oportunidades de negócios.
O que é CRM?
Considerando o CRM como uma ferramenta, sua função principal é armazenar informações dos clientes atuais da empresa, assim como os potenciais leads.
Porém, se você acha que isso não passa de um software que guarda listas de contatos,
está enganado.
Ou seja, a ferramenta tem a capacidade de reunir os dados mais valiosos sobre os clientes e atualizar as equipes com informações ricas e detalhes que fazem a diferença em uma negociação.
Mas, como isso é feito na prática?
Basicamente, o software rastreia e gerencia os dados coletados dos clientes para, em seguida, conectar a equipe independente dos dispositivos usados pelos colaboradores.
Ao mesmo tempo, o sistema simplifica tarefas repetitivas automatizando etapas do processo e ainda fornece insights em tempo real para os gestores.
Por que o CRM é importante para a sua empresa?
Além de eliminar a maioria dos processos manuais e, agora, obsoletos, a plataforma também serve para acelerar e simplificar todo o processo de vendas.
Por isso que esse conceito é bastante conhecido no mercado, mas alguns gestores ainda não sabem quais os benefícios para a empresa.
Para ficar mais fácil de entender, listamos os principais aspectos que o CRM fortalece em um negócio.
Controle e organização
Perder prazos ou documentos não faz parte da realidade de empresas que contam com um software de Customer Relationship Management.
A ferramenta mantém o controle sobre todos os dados e informações detalhadas que podem escapar da memória dos vendedores.
A ferramenta permite que os vendedores gerenciem o status de cada cliente de acordo com os estágios da negociação.
Dados armazenados
Para garantir que a experiência do cliente seja positiva, toda a equipe tem
acesso aos dados, atas de reuniões, e-mails e tudo o que envolve a negociação.
Esta característica também conta como vantagem de um CRM para diferentes modelos de negócio.
Todos os dados reunidos no mesmo ambiente, hospedados em nuvem, e sem a necessidade de instalação em um computador.
Por exemplo, para o trabalho de campo dos vendedores, a versão móvel do software agiliza ainda mais o registro de informações de cada cliente visitado.
Conhecimento sobre o cliente
Toda empresa busca desenvolver um relacionamento longo com seu cliente, certo?
Para que isso aconteça, um dos caminhos é conhecer bem o perfil das pessoas para atender suas verdadeiras necessidades.
Assim, as empresas conseguem ganhar a confiança, fidelizar clientes e ainda usam esses dados para formular propostas e estratégias de negociação.
Marketing e gestão de Leads com CRM
Com o comportamento de compra em constante mudança, a ferramenta auxilia os gestores a identificar tendências e a construir estratégias de sucesso.
O software aplicado ao marketing é usado para gerenciar leads e clientes usando os canais de comunicação mais adequados para cada perfil.
Nas redes sociais, por exemplo, é fundamental escolher os assuntos certos para as publicações e o conteúdo pode estar no registro de solicitações mais frequentes, por exemplo.
Escolha o melhor CRM
Depois de ler este artigo, você já entende o que é CRM, certo? Assim como os seus benefícios para todo tipo de negócio, não é?
Caso tenha dúvidas para escolher o melhor CRM para sua empresa, fale com nossa equipe agora mesmo!