Saiba como fazer a conversão de leads em clientes de forma mais assertiva a partir dessas dicas que a Mitrah tem para você
No marketing digital todos os caminhos levam para a conversão de leads. Já no primeiro contato com uma empresa no ambiente virtual, os usuários são direcionados por toda a jornada de compra até se tornar um cliente.
Popularmente conhecido como conversão de leads, esta estratégia envolve todo o processo de transformação de um prospect em um cliente fiel.
Mas, para que isso aconteça, é necessário que as empresas consigam dados qualificados sobre os prospects.
A partir de informações valiosas sobre o perfil e comportamento dos usuários, as empresas podem estruturar e otimizar suas estratégias de olho no melhor desempenho.
Na prática, os gestores devem garantir alguns aspectos para que a conversão de leads se torne uma realidade.
Entre elas está a sinergia necessária entre os departamentos de vendas e marketing.
Ou seja, ambos precisam se comunicar de forma clara para que a operação se torne mais eficiente e sem ruídos.
Por exemplo, o marketing direciona apenas leads qualificados para a equipe comercial, facilitando a negociação e, claro, aumentando a chance de sucesso.
Nesse caso, os leads qualificados são usuários com perfil compatível com a persona da empresa.
Como fazer a conversão de leads para clientes?
Podemos definir os leads como pessoas que trocam informações por seus dados pessoais.
Normalmente, as empresas oferecem conteúdo rico em informações, como um ebook, por exemplo, e recebem do usuários informações valiosas para sua estratégia.
Certamente, esta é apenas uma das formas de fazer a conversão e, neste artigo reunimos todas as maneiras possíveis de transformar leads em clientes.
Pensando nisso, a Mitrah traz as dicas mais importantes para que os prospects se tornem clientes.
Em nossa lista, destacamos os seguintes pontos:
- Nutrição de leads
- Gargalos do funil
- Conheça a sua persona
- Qualifique os leads
Dica 1: Nutrição de leads
A regra número um para conseguir a conversão de leads em clientes é através de processos otimizados de nutrição para esses usuários.
Todo cliente em potencial tem uma dor, um problema, para resolver, certo?
Assim, o papel de uma empresa é mostrar a solução para as demandas dessas pessoas com a melhor alternativa entre todas as outras opções.
Em outras palavras, a nutrição de leads é a entrega automática de conteúdo adequado para cada momento.
Depois de disponibilizar informações relevantes para o lead, sua decisão de compra se torna mais fácil.
Dica 2: Gargalos do funil
Quanto mais atenção com as taxas de conversão, mais fácil identificamos e eliminamos possíveis gargalos no funil de vendas.
Ou seja, mantenha-se atento aos indicadores e, caso note queda de rendimento, reveja a jornada de compra do lead com análises de todos os processos.
Sem dúvida, os gargalos mais comuns em um funil de vendas têm origem em erros estratégicos ou falha operacional, por exemplo.
Por isso, devemos analisar cada etapa da jornada do cliente até a compra, visando oferecer um processo cada vez mais fluido e coordenado.
Dica 3: Conheça a sua persona
Dentro de uma estratégia de conversão de leads, a persona simboliza o cliente ideal para cada negócio.
Mas, não significa que só exista um perfil que define a sua persona, ok? Existem diferentes perfis com hábitos, costumes, interesses e características peculiares, mas todos eles podem caracterizar seu público-alvo.
Ao conhecer a(s) persona(s) a estratégia se torna mais assertiva porque sabemos com quem estamos falando e conhecemos suas preferências.
Certamente, com base em dados valiosos sobre os leads, as chances de sucesso aumentam consideravelmente, não acha?.
Dica 4: Qualifique os leads
Depois de conquistar cada lead, devemos qualificar esses contatos dentro da sua lista.
Isto é, precisamos instigá-los a passar por todos os estágios do funil de vendas à medida em que apresentamos mais detalhes sobre o produto ou serviço que ele precisa.
Nesse sentido, a melhor “moeda” de troca que sua empresa pode oferecer ao lead é conteúdo relevante e útil para a demanda dele.
Seja por artigos publicados em blogs, newsletter, email marketing ou e-book. Assim, conhecendo as características de seus leads, qualificá-los se torna uma tarefa menos difícil.
Dica extra: equipe de vendas e a conversão de leads
As ferramentas e automações digitais que as empresas têm acesso hoje em dia precisam de pessoas bem treinadas para trazer resultados.
Ao capacitar a equipe de vendas, os profissionais conseguem personalizar cada atendimento com base em informações específicas sobre o cliente.
Como turbinar a conversão de leads no seu negócio
Com as dicas que mostramos neste artigo, você já consegue começar uma estratégia para converter leads em clientes, certo?
Basicamente, temos que investir na relação entre as empresas e seus leads de forma única porque ainda não se tornaram verdadeiros clientes.
Por isso, muitos executivos resumem toda a estratégia em “mimar” potenciais clientes para que se sintam seguros e confiem nas soluções oferecidas.
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