O planejamento estratégico de um negócio não é uma tarefa fácil, porém com o avanço da tecnologia e o número alto de pessoas que fazem um grande uso das redes sociais, é necessário que seu negócio utilize a internet como alicerce.
As redes sociais ganham em disparada quando falamos de número de acessos, o Facebook, segundo o IBGE, consegue 500 milhões de acessos todos os dias.
Já imaginou quantos possíveis cliente estão presentes dentro desse número? Neste artigo você verá maneiras de usar as redes sociais ao seu favor e melhorar o seu relacionamento com seus clientes.
Faça o uso de grupos
Quando falamos sobre comunicação, as redes sociais estão no topo da lista, por elas os internautas conseguem se comunicar com seus amigos, acompanhar a rotina de conhecidos ou famosos, e principalmente expor sua opinião sobre diversos assuntos.
Uma das melhores formas para conseguir se aproximar dos seus clientes é apostando nas estratégias de grupos.
Não necessariamente você precisa criar um grupo privado para isso, mas precisa se manter atento para as avaliações relatadas por aqueles que te seguem e principalmente aqueles que já são seus clientes; essas avaliações podem ser facilmente acessadas na sua Fanpage ou conta comercial.
Contudo, estar atento a esses comentários e avaliações não é o bastante, você também precisa:
Estar disposto a ouvir
Parece óbvio, mas entenda que trabalhar com o público nem sempre terá resultados positivos.
Hoje em dia, as pessoas conseguem relatar a sua experiência com uma marca em menos de cinco minutos sem sair de casa, em seus celulares, por isso é importante manter os seus serviços muito bem detalhados e objetivos, retirando todas as dúvidas possíveis para evitar complicações futuras.
Pode ser que um cliente entenda a sua proposta de forma errada e acabe gerando futuros problemas por falta de comunicação e interpretação.
Realizar enquetes também é uma boa maneira de ouvir a opinião dos seus clientes. Em casos de consultórios odontológicos essa é uma boa maneira de entender qual a preferência do seu cliente entre um convênio dentário ou um plano dental empresarial, assim você consegue oferecer um produto com grandes chances de compra.
No uso da ferramenta do Instagram, visualizar as menções feitas para a sua marca também é um ponto importante.
Alguns internautas não chegam a realizar a reclamação propriamente dita, mas podem fazer uma sequência de storys detalhando como foi a experiência que teve com seus produtos e serviços, elas podem ser positivas ou não, por isso, mantenha-se atento!
Mantenha uma interação com seus seguidores e clientes
O diálogo é o ponto principal para construir uma boa comunicação! É através da interação com seus seguidores e clientes que você consegue manter sua autoridade e respeito nas redes sociais
As pessoas gostam de saberem que suas opiniões estão sendo ouvidas, mesmo que elas não sirvam, inicialmente, para muita coisa.
Por isso, preste sempre atenção às caixas de mensagens, às menções feitas pelos seus clientes e nas impressões que dão aos seus conteúdos. Muita coisa boa pode sair de uma simples enquete, por exemplo.
Quer saber como? Então vamos a um exemplo prático!
Digamos que você administra a rede social de uma clínica odontológica. Neste momento, você cria uma enquete no instagram para entender se seu público prefere ter um convênio dentista ou manter as consultas particulares.
Com as respostas, você consegue ter em mente que os pacientes que chegam para você através das mídias sociais são mais preferíveis aderir a um convênio odontológico ou são mais tendenciosos a pagarem pela consulta.
Assim, você consegue traçar estratégias de pagamento de forma mais eficiente e personalizada para seus pacientes. Isso tudo de dados que a própria rede social te deu!
Por isso, não exite em fazer em interagir com seus seguidores!
Excluir um comentário não é a melhor opção
Como dito anteriormente, não é fácil trabalhar com o público, e você deve estar disposto a ouvir não só elogios, mas críticas também.
Isso, inclusive, é tão importante quanto uma avaliação positiva para a sua evolução no mercado.
Procure resolver todos os problemas deixando a reclamação e a sua solução disponível para todos os clientes.
Excluir uma reclamação no mundo do marketing digital é como tentar esconder o sol com a peneira, além de gerar grande desconforto para o internauta que realizou a crítica.
Não existem empresas perfeitas, sempre existirá alguém que não recebeu a melhor via de comunicação ou a melhor prestação de serviços possível.
Isso não significa que a empresa é ruim, mas sim que possui falhas que devem ser trabalhadas e solucionadas para evitar insatisfação por parte dos clientes.
E os clientes, são, acima de tudo, a peça principal de qualquer negócio.
Construa uma comunicação humanizada
Não adianta responder as críticas e dúvidas de uma forma que o cliente não entenda. Use o português claro e popular.
Tente deixar mais de um canal de comunicação disponível em caso de dúvidas persistentes, como a opção de mandar uma DM ou entrar em contato pelo número de telefone ou e-mail da rede.
Trabalhe com uma comunicação amigável, fazendo com que o cliente se sinta confortável em tirar todas as dúvidas que tenha.
Hoje as empresas e redes tem mostrado cada vez mais a sua personalidade e estilo em seus negócios e os clientes gostam disto!
Já foi a época das comunicações totalmente padronizadas ou até robóticas. Hoje em dia, os clientes preferem sentir que estão falando não com uma empresa ou um funcionário, mas sim, com alguém que está ali justamente para ajudá-lo, um amigo que entende do assunto e não irá medir esforços para conquistar a sua satisfação.
Por fim, entenda, acima de tudo, que a comunicação é a peça chave para uma boa relação com seu público.
Somente assim você entenderá se o serviço que você tem se dedicado tem surtido efeitos positivos para aqueles que acreditam na sua proposta.
Conteúdo produzido por Dayane Goes redatora da rede Ideal Odonto.