As hashtags são ferramentas muito úteis para as empresas. Na sua estratégia de marketing, elas são utilizadas? Aprenda o básico sobre as hashtags neste post!
Quando você produz e posta um conteúdo, costuma pensar em todas as suas ramificações e formas de potencializar seu alcance?
Além das palavras-chave e hyperlinks, há uma pequena ferramenta que há alguns anos vem se destacando pelo seu poder de agregar temas, concentrar discussões e servir de medidor para as marcas.
Estamos falando das hashtags.
Entenda o que são Hashtags
As hashtags são palavras-chave (ou mesmo termos compostos) precedidos pela cerquilha, o símbolo popularmente conhecido como “joga da velha” (#).
Elas surgiram no Twitter, em 2007, mas foi só em 2009 que a própria rede social adotou a novidade, criando links nas palavras que tivessem o # na frente. Hoje, ela é amplamente utilizada em várias redes sociais, como Facebook e Instagram.
O objetivo ao usar uma hashtag é de organizar os conteúdos da postagem sob um mesmo “guarda-chuva” de assuntos. Então, quando uma pessoa clica na hashtag, ela é direcionada a uma timeline de posts com a marcação.
Dessa forma, por exemplo, as pessoas conseguem participar de movimentos coletivos, como o #sayhitothewater. Popularizado no Instagram, é um exemplo de como as hashtags funcionam. No caso, o objetivo é simples: tirar um foto do seu reflexo na água (geralmente em poças, na rua) acenando.
Mas, de forma mais ampla, são as marcas que podem se aproveitar melhor dessa ferramenta.
Isso porque as hashtags são excelentes para concentrar uma discussão sobre um assunto e, por consequência, medir a interação do público com as redes sociais da marca.
Grandes eventos, como o Lollapalooza Brasil ou o Rock In Rio, costumam promover hashtags oficiais de seus eventos. Assim, participantes, patrocinadores e espectadores podem usá-la para comentar, compartilhar fotos e acontecimentos.
O que facilita também para a própria marca interagir, responder, curtir e compartilhar os posts com a hashtag mencionada, potencializando todo o alcance.
Como utilizar Hashtags: as boas práticas
As hashtags são simples, afinal, esse é seu intuito: promover um conteúdo ou tema com simplicidade e eficiência. Porém, é preciso estar atento a algumas boas práticas antes de sair por aí criando suas próprias hashtags. Vamos lá?
1# Pesquise por hashtags populares
É essencial entender que já existem milhares (talvez milhões) de hashtags criadas. Algumas com o propósito de enfeitar um mero tuíte de alguém, outras com enorme potencial, utilizadas por multidões e também por empresas.
Por isso, é importante fazer uma pesquisa das populares e ver se existe alguma que se encaixe no conteúdo da sua postagem — e que você possa se aproveitar.
As pesquisas podem ser feitas em alguns sites, como:
Top Hashtags ou Twitter Search (ambos gratuitos), que mostram os resultados e peso das hashtags procuradas (o primeiro em toda internet, o segundo apenas no Twitter).
Outras opções de pesquisa e monitoramento de hashtag são o Keyhole e o Agorapulse (pagos, mas gratuitos para testar).
Isso quer dizer que você não deve criar hashtags próprias para sua empresa? Claro que não! É possível padronizar algumas hashtags criadas, a fim de criar relevância para sua marca, mas é preciso ter cuidado na hora de criá-las…
2# Fique de olho na ortografia e na escolha das palavras
Agora, se você precisar criar uma hashtag, é importante se atentar na ortografia e na escolha certa das palavras ou termos-chave.
A ortografia é importante para todo texto, disso não há dúvidas. No entanto, um pequeno erro já tira todo o propósito da hashtag utilizada, comprometendo toda hyperlinkagem esperada.
Além disso, ao criar a sua, deve-se pensar bem na escolha das palavras. Muitas vezes, palavras descontextualizadas são utilizadas ou, ainda pior, frases muito longas.
Como na hashtag não há espaços, criar #umahashtagquesejamuitogrande pode dificultar a leitura, induzir a erros e não gerar boas taxas de interatividade.
3# Não crie hashtags enganosas
As hashtags servem como um guia para os assuntos, portanto, não é de bom grado se aproveitar das populares e utilizá-las em seu conteúdo só para “pegar uma carona” e angariar mais visualizações.
Além de penalidades que podem vir das próprias redes sociais e plataformas, a prática não pega bem com a audiência.
Lembre-se: conteúdo original de qualidade sempre em primeiro lugar!
Viu só como o uso das hashtags é essencial para alavancar conteúdos e postagens? É uma ferramenta ideal para agregar em sua estratégia de marketing digital!
E se você quiser melhorar sua estratégia e incorporar as melhores ferramentas a ela, para que sua marca alcance máximo potencial, fale com nossa equipe de especialistas!