Alerta: você pode salvar uma base de e-mail marketing antiga! Confira dicas para fazer isto da maneira certa.
Sim! Existe a possibilidade de reaproveitar aquela base de e-mail marketing antiga que você deixou esquecida no banco de dados da sua empresa!
Às vezes, aquela base de e-mails que você acha que já não serve para nada pode ter grande potencial se trabalhada com cuidado e exclusividade.
A cautela é necessária pois você estará fazendo uma abordagem depois de um longo período de tempo e, muitas vezes, pode surpreender os contatos. Positiva ou negativamente.
E é claro que você quer causar a melhor impressão possível e reaproximar-se dos seus leads, com sucesso não é mesmo?
Tendo isso em vista, nós separamos alguns passos que você poderá seguir para verificar se realmente vale a pena reativar a base de e-mail marketing e como fazer isso de forma efetiva.
Cole aqui e não perca nada! 😉
Como reativar uma base antiga de e-mail marketing?
#1 Qualidade da base
Antes de qualquer coisa, você precisa verificar se faz sentido utilizar essa base de e-mail marketing.
Existem três perguntas chave que serão fator determinante:
Essa base é sua? Ela conhece a sua empresa? Os contatos vieram por livre e espontânea vontade?
Se a resposta for não para alguma delas, talvez não seja ideal reativar a base.
É muito importante que você avalie bem a qualidade e a relação que você tem com esses contatos para que sua campanha não seja suspensa. Por isso, não utilize qualquer base!
#2 Faça uma boa limpeza
Se você constatou que é válido usar a base, seguimos então para o próximo passo: a limpeza. No caso de bases antigas e bases cadastradas manualmente, podem surgir e-mails digitados incorretamente e também alguns que já não existem mais e que precisam ser removidos.
Para isso, você poderá utilizar algum verificador de e-mails como o Safety Mails, Expert Validator ou Checador.
#3 Volte a conversar com estes contatos
Depois de limpar a base de e-mail marketing, chegou a hora de retomar contato!
A melhor forma de você fazer isso é enviando um e-mail marketing diretamente para elas. Mas como fazer isso sem que o contato soe estranho?
- Capriche no assunto: é preciso pensar em um assunto que incentive sua base a abrir o e-mail marketing. Precisa ser direto e chamativo. Algo como: “Fulano, já garantiu o seu presente?”
- Utilize um remetente: usar alguém com nome e sobrenome, e não apenas o nome da empresa, fará com que o contato se torne mais próximo. A relação se torna pessoal e isso é de grande valor para as pessoas.
- Arrase no conteúdo: neste momento, você estará retomando o contato com aquelas pessoas, então o ideal seria descobrir em que momento elas estão e qual a relação delas com a sua empresa.
Para isso você pode enviar uma pesquisa de satisfação, uma pesquisa de conteúdos, uma atualização cadastral ou o que mais sua imaginação mandar. Mas lembre-se: tente não ser agressivo!
#4 Monitore o sucesso da ação
Monitorar os resultados será determinante para saber se os seus disparos para essa base de e-mail marketing surtiram efeito positivo.
Por isso, atente-se às métricas: entrega, abertura, cliques, conversão, descadastro e spam.
Estas são as principais e mostrarão tudo o que você precisa sobre a ação. 🙂
E aí? Curtiu? Se você gostou, aproveite e dê uma passadinha no nosso blog para conferir mais materiais como este!
Até mais!