Se você já tentou usar os anúncios pagos do Facebook, deve ter notado que o número de alcance é muito maior, quando comparado com o alcance orgânico da rede social. Algo que pode variar de 200 para 1000, por exemplo. Essa queda acontece porque o número de empresas competindo pela atenção dos usuários aumenta todos os dias.
Para evitar uma fuga em massa de usuários devido a um bombardeio de informações, o Facebook, através do seu algoritmo, cria uma espécie de filtro de conteúdo para dar preferência ao que o usuário recebe em sua timeline, a fim de melhorar cada vez mais a experiência da utilização da ferramenta, além de aumentar a rentabilidade.
Boas práticas: melhores resultados orgânicos no Facebook
Se as fanpages de negócios, empresas e comércio quiserem que suas postagens alcancem todas as pessoas que curtiram, elas terão que pagar por isso, com o chamado Facebook Ads. Porém, se você acha que seu orçamento está baixo para investir nisso, existem algumas maneiras de aumentar o alcance orgânico e o engajamento da sua página.
O que aparece no feed de notícias depende de três fatores: do quão recente é aquele conteúdo, da sua relevância (conteúdos que geram maior engajamento são considerados mais relevantes e aparecem com maior frequência do que conteúdos com menos curtidas, compartilhamentos e comentários) e a quantidade de interação que você tem com aquela página ou pessoa – quanto mais afinidade, mais conteúdo você verá.
Com base nesses fatores, confira 4 dicas infalíveis para aumentar seu alcance orgânico:
Engaje
Interaja e engaje. Proponha um assunto que faça seus seguidores terem vontade de participar, iniciar um debate ou opinar. Algo como: “vocês viram que…”, “o que vocês acharam dessa notícia?”, “a nova lei x afeta seu trabalho?”. Associe o questionamento a uma notícia atualizada que envolva seu produto ou serviço.
Você também pode pedir a opinião do público sobre uma novidade ou promoção que você está oferecendo para aumentar o engajamento. Não esqueça que quanto mais comentários e compartilhamentos, mas relevante se torna o post.
Use imagens
O usuário possui um feed de notícias enorme para acompanhar no Facebook, junto com as postagens dos seus amigos. As pessoas irão passar correndo a barra de rolagem pela postagem da sua empresa, se ela não chamar atenção.
O que mais ganha destaque no meio de tanto conteúdo é, com certeza, a imagem que vende aquele texto. Portanto, procure uma foto que traduza o que você quer vender ou que ilustre bem seu conteúdo. O usuário qualificado, que poderá virar lead, irá se interessar com certeza.
Poste na hora certa
Uma das coisas que o Facebook leva em consideração para definir o que aparece no feed de notícias dos usuários, como descrito acima, é o quão recente é a postagem. Desse modo, se você publica um conteúdo no momento em que seus fãs estão online, há uma chance bem maior de ele ser visualizado.
Os melhores horários para postagens podem ser visualizados no próprio Facebook Insights. Você poderá ver os horários de pico de acesso dos seus seguidores e planejar o conteúdo para serem postados naquele período determinado.
Frequência de postagens
Se você faz apenas um post por dia, digamos que pela manhã, vai impactar somente os fãs que estão online naquele horário. Alguém que acessar o Facebook à tarde, por exemplo, provavelmente não verá, a não ser que ele tenha sido relevante e receba muitos comentários, compartilhamentos e curtidas.
Confira o horário em que as pessoas estão mais presentes, e distribua de forma equilibrada, mas cuidado, evite postar mais de 2 vezes ao dia, pois muitos conteúdos em sequência podem competir entre si a audiência.
Você também pode reaproveitar uma postagem do último mês – caso ela seja atemporal – e tenha maior relevância. Publicar novamente algum conteúdo pode funcionar nos horários em que há menos pessoas online, como à noite, para complementar o ciclo de comunicação. Assim, sua página nunca ficará muitas horas desatualizada.
Gostou? Então, coloque em prática essas dicas e nos conte os resultados nos comentários!