Entenda as etapas do funil de vendas e como elas podem lhe ajudar a qualificar seus leads.
Durante o processo de compra, o seu cliente passa por alguns estágios antes de adquirir o seu produto. Esse caminho é chamado de funil de vendas e é responsável por mapear toda a jornada de compra do seu cliente.
Ficou confuso? Nós vamos lhe explicar melhor.
O funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda.
As etapas são divididas em três e, para que você compreenda como funciona o funil de vendas, nós vamos lhe mostrar o que cada uma delas representa.
As etapas do funil de vendas
#1 Topo de funil
A primeira fase do funil de vendas, conhecida como topo de funil, é o estágio onde o visitante descobre que possui uma necessidade ou um problema a ser resolvido, até antes desconhecido.
Nesta etapa é interessante proporcionar ao visitante um conteúdo rico como infográficos e eBooks, que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Assim, ao fornecer seus dados, ele deixará de ser apenas um visitantes e se tornará um lead, partindo para a próxima fase do funil.
#2 Meio de funil
Na etapa de meio de funil já estamos lidando com os leads. Estes estão em busca de resolver o problema identificado ainda quando estavam no topo de funil, mesmo que ainda não saibam como fazer isso.
Neste estágio é muito importante que você disponibilize dicas e técnicas para a resolução destes problemas. Não tente vender seu produto a eles a qualquer custo. Trabalhe para amadurecer e qualificar os seus leads.
#3 Fundo do funil
A terceira e última etapa do funil de vendas é o fundo do funil. Aqui o lead já está qualificado e enfim torna-se uma oportunidade. É aqui que o lead, possivelmente, se tornará um cliente.
Neste estágio, o usuário já sabe como a sua empresa pode ajudá-lo a solucionar aquele problema identificado no topo de funil. Então, você deve mostrar a ele como o seu negócio pode atendê-lo e de que forma você vai ajudá-lo.
Oferte seu produto e reforce depoimentos de seus atuais clientes. O que você fez para se tornar referência e ganhar credibilidade nos estágios anteriores também fará toda a diferença aqui.
O que entendemos com tudo isso?
Após compreender as etapas do funil de vendas, entendemos que convencer uma pessoa a adquirir o seu produto fica muito mais fácil quando ela já sabe qual é o seu problema, busca resolvê-lo e chega a conclusão que a sua empresa é a melhor para auxiliá-la.
Um funil de vendas claro e objetivo fará com que o seu negócio foque no que realmente interessa e deixe de lado investimentos e ações com baixo desempenho.
Viu como é muito importante seguir as etapas do funil de vendas para obter e amadurecer leads até que eles se tornem qualificados? Nós não temos dúvidas que isso fará toda a diferença para a sua empresa.
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