A mais recente novidade do Pinterest surgiu em 2015: é a expansão da ferramenta para empresas. Foi anunciado ainda no mês de junho que a rede social vai aumentar a projeção para o mercado online, através da implementação do novo botão “Buy it” (Comprar). Com a novidade, os usuários poderão comprar diversos artigos vendidos no formato de “pin”. Como a novidade está sendo implementada aos poucos, ainda não há previsão de lançamento do recurso para o Brasil. Em breve deve estar também disponível em dispositivos móveis.
O sucesso do Pinterest
Em março de 2014, o Pinterest levantou US$ 200 milhões, passando a valer US$ 5 bilhões. Ou seja, o seu valor mais do que dobrou em menos de um ano. A maioria dos 70 milhões de usuários mensais é composta de mulheres (80%), que buscam e compartilham inspirações para temas como artesanato, culinária, decoração, festas e moda. Mas de maneira geral, o Pinterest é feito de pessoas que gostam de realizar coisas fora do mundo virtual, como fazer compras, por exemplo. De acordo com a Nielsen, 93% das pessoas que pinaram produtos, compraram esses produtos e muitas empresas já entenderam que as pessoas pinam coisas para olhar depois e comprar. A rede social já controla 23% dos direcionamentos de sites para comércios eletrônicos.
Sabendo que boa parte dos usuários também usa essa ferramenta, além de Facebook e Twitter, não é nada custoso para as empresas adicionarem mais uma mídia social para gerenciar. O Pinterest possui um segmento voltado apenas para empresas: no Pinterest para Empresas, você encontra tudo sobre como fazer melhor uso da ferramenta para deslanchar o seu negócio. As empresas podem usar painéis dedicados a ajudar clientes a usá-la melhor, incluindo Estudos de Casos, Infográficos e Melhores Práticas e Tendências. A ferramenta desenvolveu novas funcionalidades para se adequar ao mercado e-commerce e se adequar às empresas digitais. Agora, para criar uma conta empresarial, o Pinterest criou uma categoria própria.
Confira o que o Pinterest pode oferecer para sua empresa:
Rich Pins
As empresas podem usar os rich pins para oferecer aos utilizadores informações mais relevante sobre o conteúdo que lhes interessam. Esses conteúdos podem ser produtos ou serviços, aumentando a visibilidade e probabilidade de serem adquiridos. Os usuários do Pinterest são os que gastam mais dinheiro em produtos, comparativamente aos utilizadores regulares das demais redes sociais.
O Pinterest oferece 5 tipos de rich pins que permitem dar detalhes específicos aos pins:
- Os pins de artigos incluem o título, autor, descrição e link;
- Os pins de produtos incluem o preço em tempo real, disponibilidade e informação de onde comprar;
- Os pins de receitas incluem ingredientes, tempos de preparo e informação de como servir;
- Os pins de filmes incluem classificações, elenco e opiniões/críticas;
- Os pins de lugares incluem morada, número de telefone e mapa.
Os Pins com mais características ganham mais destaque na rede social também, aumentando a relevância dos produtos.
Aumento da relevância com SEO
As empresas podem personalizar o Pinterest para SEO também e serem encontradas nos motores de busca. É possível:
- Escolher um nome de utilizador otimizado;
- Otimizar a seção “sobre” com palavras-chave;
- Incluir links para o website;
- Adicionar palavras-chave na descrição dos pins;
- Garantir que as imagens adicionadas tenham palavras-chave no nome do ficheiro e alt tags;
- Incorporar hashtags.
O Pinterest é uma ferramenta que tem conseguido ganhar destaque no meio de outras redes sociais que fazem mais sucesso. Não é uma má ideia as empresas aproveitarem uma fatia dessa oportunidade.
Utilize também o Pinterest para promover seus serviços e nos conte os resultados nos comentários!