No mundo do marketing cada vez mais se tem falado em buyer personas. A expressão está cada vez mais em evidência devido ao crescimento do inbound marketing e do marketing de conteúdo no Brasil.
Mas se você ainda se pergunta o que é uma persona e pra que ela serve, esse post é para você. Aqui vamos explicar mais sobre as personas e lhe dar dicas para definir as personas que você precisa para a sua empresa.
O que é uma buyer persona?
Uma buyer persona nada mais é do que uma representação daquele que seria o seu cliente ou prospect padrão. É para essa persona que o seu conteúdo deve ser direcionado.
Por que eu preciso de uma persona?
Quando você tem uma ou mais personas bem definidas, você consegue criar conteúdo e desenvolver ações de marketing focados exatamente no público que você deseja atingir. Assim você garante maior assertividade e melhores resultados.
5 passos para definir personas de forma eficiente
Agora que você já sabe o que é uma persona e porque precisa dela, confira as nossas dicas para que você possa definir as personas para a sua empresa.
1. Conheça o seu mercado
Antes de mais nada, é preciso conhecer bem tudo a respeito do seu negócio: seu mercado de atuação, suas especificidades, seus concorrentes e suas características mais marcantes (sazonalidade, tendências, etc.).
2. Pesquise sobre o seu público
Conhecer o seu público é sem dúvida a etapa mais importante de pesquisa antes da definição de suas personas. Busque pesquisas já realizadas sobre o seu público, mas não deixe de fazer suas próprias pesquisas. Se você não tem verba para contratar uma empresa de pesquisas, crie suas próprias pesquisas internamente. Consulte os dados de sua empresa sobre seus clientes, faça pesquisas simples pela internet e até mesmo ligue para alguns clientes e ouça o que eles têm a dizer.
3. Identifique as tendências de comportamento desse público
Conhecendo o seu mercado e o seu público, é chegada a hora de pesquisar sobre tendências. Busque na internet, leia livros e pesquise diferentes pontos para entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor e, principalmente, o comportamento do seu tipo de público.
4. Cruze os dados
Agora que você já conhece seu mercado, seu público e suas tendências de comportamento, junte esses dados e veja onde eles se encontram. Feito isso, procure também identificar como o comportamento e as necessidades do seu público ao longo dos diferentes estágios do funil de vendas.
5. Crie suas personas
Depois que você tiver todas as informações reunidas, é hora de criar as personas. Para isso, monte fichas com o máximo de informações possíveis sobre o seu “cliente padrão”. Identifique seu sexo, idade, estado civil, profissão, escolaridade, hábitos, preferências e o que mais você conseguir detalhar. Quanto mais informações você tiver em mãos, melhor.
Pronto! Agora que você tem as suas personas definidas, é hora de pensar nas estratégias que você irá adotar para atingí-las.
E se você precisa de ajuda para a criação de suas personas ou a definição de suas estratégias de marketing, conheça agora o trabalho da Agência Mitrah.
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