A gestão de redes sociais pode não ser tão simples quanto parece! Confira os passos e saiba como atingir o sucesso com estas plataformas.
Hoje em dia, muito se fala em gestão de redes sociais de empresas e como ela é importante para fortalecer o relacionamento com o cliente e consolidar o nome da instituição no mercado. Mas você tem ideia de como fazer isso?
Primeiramente, é preciso deixar claro que fazer uma boa gestão de redes sociais de uma empresa é algo bem diferente de apenas mantê-las atualizadas.
Sentimos muito, mas publicar qualquer coisa, sem pensar efetivamente na gestão de redes sociais é jogar fora seu tempo e dinheiro 🙁
Existem muitas coisas que é preciso entender antes de sair publicando, como quem é de fato o seu público-alvo, em quais plataformas ele está, que tipo de conteúdo é interessante para ele e mais…
É um trabalho árduo e que demanda muita pesquisa e planejamento.
Pensando nisso, nós separamos alguns passos essenciais para fazer uma boa gestão de redes sociais e arrasar! Fique com os olhos grudados e não perca nada!
Como fazer uma boa gestão de redes sociais?
#1 Conheça o seu público-alvo
Esse é o passo primordial para quem quer iniciar a gestão de redes sociais de uma empresa. Não adianta começar a comunicar, se não sabe com quem quer falar.
Definir a persona será muito importante para o desenvolvimento do conteúdo e da definição da linguagem que será utilizada. Por isso, jamais pule esta etapa.
#2 Defina um objetivo e trace uma estratégia
Você precisa saber, antes de mais nada, onde quer chegar. Quer gerar mais tráfego no seu site? Ou engajamento? Quer fortalecer a marca? Ou talvez vender mais no seu e-commerce?
Todas as metas são válidas e cabe a você defini-las. Depois, com um objetivo traçado, fica mais fácil elaborar a estratégia.
#3 Escolha quais canais utilizar
A rede social da moda nem sempre será a que mais se encaixa com os seus clientes.
Se você conhecer a fundo o seu público-alvo, conseguirá identificar em quais redes sociais ele está mais presente e conseguirá focar em criar um conteúdo relevante para estas plataformas.
#4 Crie conteúdo relevante
Como você já conhece o seu público-alvo você já entendeu quais são seus problemas e como seu produto pode solucioná-los. Através disso, você conseguirá criar conteúdo complementar e que ajude no processo de tomada de decisão.
Cada rede social possui as suas particularidades e você poderá explorar o melhor que cada uma tem a oferecer, desenvolvendo um conteúdo bacana nas mesmas. Cabe entender o que mais se encaixa e se jogar na criatividade, sem medo de ser feliz!
#5 Monitore
Depois de fazer tudo isso, você precisa saber se a sua estratégia está dando resultado, certo? E é por isso que é fundamental que você fique de olho nas métricas oferecidas por cada rede social.
Monitorar é a única maneira de saber se a sua gestão de redes sociais está ajudando você a atingir suas metas de marketing.
E além disso, é assim que você determinará seu ROI (Retorno sobre o Investimento) e decidirá se está usando seus recursos da melhor maneira.
Sendo assim, monitore incansavelmente e você saberá quando estiver no caminho certo!
Agora que você já tem os passos para dar início a uma gestão de redes sociais impecável, faça acontecer e colha os frutos deste mundo incrível do social media.
Se precisar de ajuda, conte com a Mitrah para lhe dar todo o suporte que você necessita! 🙂