Confira tudo o que você precisa saber sobre tráfego orgânico e comece agora mesmo a investir nesta estratégia incrível!
O tráfego orgânico é extremamente importante para uma boa estratégia de marketing digital da sua empresa e pode gerar resultados incríveis para ela.
Mas você sabe nos dizer ao certo o que é tráfego orgânico? Para que ele serve? Como potencializá-lo? Se a resposta for não, tudo bem! Nós estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas. 🙂
#1 O que é tráfego orgânico?
Basicamente, tráfego orgânico é o conjunto de visitas ao site ou blog da sua empresa que foram conquistadas de forma espontânea, ou seja, quando não há investimento em anúncios.
Essas visitas chegam, na maioria das vezes, por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.
Para isso, é necessário que as páginas de seu site estejam ranqueadas nas primeiras colocações das recomendações dos buscadores, para as palavras de seu interesse.
Ou seja: quando alguém for buscar determinada palavra-chave que tem ligação direta com o seu negócio, é ideal que o seu site esteja entre as primeiras buscas, logo após os anúncios do Google.
Isso porque estudos apontam que 71,33% das buscas geram cliques apenas para resultados oferecidos na primeira página dos buscadores.
Ficou mais claro agora?
#2 Como potencializar o tráfego orgânico?
Você deve estar se perguntando: mas como faço para colocar meu site nas primeiras páginas dos buscadores? O ideal para alcançar este objetivo é investir em SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de mecanismos de busca. Isso significa tornar seu site mais fácil de ser encontrado pelo Google.
É um trabalho a longo prazo, mas que valerá a pena no futuro.
Outra maneira de potencializar o tráfego orgânico é através do marketing de conteúdo. A geração de tráfego orgânico, hoje, dificilmente acontece sem algum tipo de conteúdo que interessa à persona.
Por isso, é muito importante entender como o marketing de conteúdo funciona para poder receber mais visitantes sem necessariamente precisar investir apenas em anúncios.
Uma outra estratégia que também é extremamente importante para conseguir mais tráfego orgânico é o e-mail marketing.
O e-mail marketing é um dos melhores canais para cultivar o interesse do seu público ativo com conteúdo atualizado e relevante. Vale a pena experimentar.
#3 Tráfego pago x Tráfego orgânico
O tráfego pago é resultado de investimento em Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outros espaços de anúncios online.
Para manter a taxa do seu tráfego pago constante é necessário ter sempre anúncios ativos. Afinal, sem anúncios esse tipo de tráfego irá decair. E para crescer é importante que cada anúncio seja adequado às mídias nas quais serão divulgados.
Mas aí fica a dúvida: em qual vale a pena investir?
A resposta seria ambos! As duas formas de tráfego se complementam e resultados melhores podem ser alcançados se a sua empresa realizar investimentos nos dois tipos.
É importante lembrar que o tráfego orgânico é uma estratégia mais sólida, mas que leva mais tempo e traz resultados a longo prazo.
O tráfego pago, por sua vez, é mais eficaz a curto prazo, mas pode fazer com que toda a estratégia seja desfeita caso falte investimento.
Ambas tem suas vantagens e desvantagens, mas com um bom planejamento, podem trazer resultados incríveis para a sua empresa.
Se precisar de uma mãozinha, conte conosco para levar mais tráfego para o seu site! Até a próxima!