Entenda o que é taxa de conversão e como seu cálculo é essencial para o sucesso das suas vendas.
Se você está aqui, certamente já ouviu falar em taxa de conversão, correto? Mas você sabe dizer como ela funciona e como o seu cálculo deve ser feito para atingir de fato os objetivos propostos?
No texto de hoje, nós explicaremos tudo o que você precisa saber sobre ela para otimizar e arrasar nas suas vendas. Então, fique atento para não perder nenhum detalhe, tá bom? 🙂
A taxa de conversão é uma métrica muito comum, utilizada para mensurar resultados no marketing digital.
Ela geralmente é usada por empresas para medir a eficiência da comunicação do site ou de uma página específica. Outras, por sua vez, utilizam da taxa de conversão para o estabelecimento de metas de vendas de um e-commerce, por exemplo.
Mas afinal de contas, por que analisar e compreender este dado é tão importante assim? Bom, vamos começar do início: entendendo o que é taxa de conversão!
O que é taxa de conversão?
Toda vez que a persona de uma empresa toma uma ação importante para o propósito da sua marca, realiza o que chamamos de conversão.
Basicamente, então, a taxa de conversão tem como principal objetivo entender como está o retorno de cada investimento da sua empresa, seja ele de tempo ou dinheiro, em relação à essas conversões.
Ela serve também para medir se a sua estratégia de marketing digital vem funcionado, desempenhado bem e atingindo os objetivos estabelecidos. Por isso ela é tão importante para o seu negócio.
Ficou mais claro agora?
Depois de entender o que é esta métrica, chegou a hora de aprender a calcula-la!
Como calcular a taxa de conversão?
Já vamos adiantando que o cálculo da taxa de conversão do seu site é muito simples e você não precisará quebrar a cabeça para faze-lo, ok? 🙂
O cálculo é feito em porcentagem, e compara o número total de visitantes de uma página com a quantidade de usuários convertidos nela.
Vamos ao exemplo:
Suponhamos que você tenha uma landing page com uma média de 5.000 visitantes e 100 pessoas convertidas.
O cálculo da sua taxa de conversão para essa página seria o total de conversões, divido pelo total de visitantes, ou seja: 100/5000 = 2%.
Esse cálculo, por mais que seja extremamente simples, pode ser feito em ferramentas como o Google Analytics, que automatizam o processo e oferecem os números com precisão e agilidade. 🙂
Mas como saber se minha taxa de conversão está boa?
É muito comum se questionar no começo se as conversões estão bem de fato e se os números são satisfatórios para a sua empresa.
Mas, é necessário ter em mente que não existe receita de bolo e que o que pode ser excelente para uma empresa, pode ser péssimo para outra.
Isso porque a taxa de conversão varia muito de um segmento de mercado para outro. Por isso, a melhor forma de determinar se a sua taxa é boa é conhecendo os números da sua área de atuação.
Para conseguir esses números, utilize de ferramentas de benchmarking e faça buscas constantes para entender o seu mercado! Elas vão te ajudar a descobrir os números do seu segmento e estabelecer um padrão para sua própria análise. 🙂
E aí? Curtiu? Se você gostou deste material, não deixe de visitar o nosso blog para conferir mais textos como este. Um abraço, até mais e boas vendas!
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