Sem uma forte e eficiente estratégia por trás, seu Marketing de Conteúdo pode estar fadado à estagnação. Por isso, a pesquisa de palavras-chave e métricas relacionadas é tão importante, pois ajuda a tornar seu planejamento ainda mais sólido. Para isso, é essencial contar com a ajuda (gratuita) da Ubersuggest.
O que é a Ubersuggest?
Útil para todas as empresas, das menores às maiores, das com condições de investir àquelas que precisam fechar a mão, a ferramenta ajuda a melhorar seu marketing.
Mas como isso é possível — ainda mais de forma gratuita?
O motivo está em um nome: Neil Patel. Se você conhece um pouco de Marketing Digital, talvez já tenha lido ou ouvido falar deste nome. Um dos destaques no setor, o americano comprou a ferramenta em 2018 e incorporou ao seu site próprio site.
Antes, ela apenas servia como agregadora de sugestões de complemento às buscas feitas no Google. Ou seja, você digitava uma palavra-chave e ela trazia outras relacionadas de acordo com o mais famoso SERP.
Para muitos profissionais, servia como uma “mão na roda”. Uma ferramenta facilitadora. Porém, ela perdia e muito se comparada com outras plataformas do tipo, como o SEMRush (que é paga).
A partir da aquisição da Ubersuggest, Neil Patel trabalhou para criar a versão 2.0 da ferramenta.
A notícia boa é que ela já foi lançada e já ajuda incontáveis profissionais, oferecendo um dashboard com recursos incríveis para gestão completa de palavras-chaves, SEO e conteúdos.
No que a Ubersuggest pode ajudar seu Marketing de Conteúdo?
Além de ter um layout bem simples, a Ubersuggest é excelente para você partir direto ao ponto. O campo para inserir a palavra-chave ou domínio está no logo no topo da página.
Ao digitar e pressionar “Buscar”, você pode surfar por uma série de dashboards com informações relevantes sobre a busca feita.
Menu “Ubersuggest”
Específico para palavras-chave, permite a você:
Visão Geral
Nesta aba, você consegue visualizar todas as métricas por trás de uma palavra-chave específica:
- Seu volume de buscas, com um comparativo em gráfico elencando os resultados dos últimos 12 meses.
- O SEO Difficulty, um índice que aponta a dificuldade em ranquear bem seu conteúdo usando tal palavra-chave. Em resumo, é o nível de competição encarado.
- O Paid Difficulty, um índice semelhante ao descrito acima, mas acerca da competição na busca paga.
- E o CPC, o custo médio por clique caso você esteja pesquisando palavras-chave para utilizar em anúncios.
Ideias de Palavras-Chave
Aqui, você encontra uma lista com ideias de palavras-chave relacionadas àquela que você buscou. É possível filtrar por Sugestões, Relacionadas, Perguntas, Preposições, Comparações.
Ideias de Conteúdos
Também é possível buscar por ideias de conteúdos que estejam bem ranqueados com a palavra-chave. Assim, você consegue referências para montar o briefing de conteúdos que desenvolverá para melhor conquistar tráfego e cliques.
Menu “Analisador de Tráfego”
Adequado para análise de URLs, permite a leitura de:
Visão Geral
Acesse várias informações sobre qualquer domínio, como:
- Palavras-Chave Orgânicas, ou seja, o número de keywords que o site consegue posicionar em buscas orgânicas.
- Tráfego Orgânico Mensal, com um gráfico que indica os resultados de acessos dos últimos 12 meses.
- Domain Score, uma nota para avaliar a força e autoridade do site. Vai de 0 a 100. Quanto maior, melhor.
- Backlinks, ou seja, o número de links de outros sites que apontam para o endereço pesquisado.
- Ranking de palavras-chave, indicando a posição das principais keywords no decorrer dos últimos 12 meses.
Páginas Principais
Esta aba indica quais as páginas principais do domínio pesquisado, segundo o SERP. Ou seja, quais possuem maior relevância e estão melhor posicionadas nas pesquisas.
A lista ainda informa o número estimado de visitas, backlinks, links do Facebook e Pinterest.
Palavras-Chave
Muito útil, essa aba indica quais palavras-chave levam ao seu domínio de acordo com posição. Na lista, é possível ver ainda o volume de buscas e a estimativa de visitas.
Menu “Analisador de SEO”
Aqui, você pode fazer uma análise aprofundada da otimização do seu site. A ferramenta lê todo seu conteúdo e capricho no SEO e retorna com insights valiosos, como Advertências e Recomendações.
Vários recursos para melhorar seu Marketing Digital!
A Ubersuggest é uma plataforma em constante atualização. A cada mês, se observam melhorias e a adição de recursos valiosos para qualquer um utilizar.
Ou seja, é a chance de você testar suas habilidades e começar a aprimorar agora mesmo seu Marketing Digital, com uso de dados assertivos sobre seu nicho no ambiente digital.
Além disso, para empresas com Marketing Digital já estabelecido, a Ubersuggest prova ser uma ferramenta complementar e repleta de recursos para reforçar sua estratégia.
Acesse o Ubersuggest e comece a usar agora mesmo.
Aproveite e confira o vídeo de como usar o Ubersuggest diretamente no Chrome como extensão.
Ficou interessado em melhorar seu Marketing Digital de vez? Fale com um de nossos especialistas!