As trilhas de conteúdo podem ser grandes aliadas dentro das estratégias de marketing da sua empresa. Confira!
Se você está aqui é porque já deve ter ouvido falar em trilhas de conteúdo, certo? Mas você sabe dizer o que elas são?
As trilhas de conteúdo fazem parte da estratégia de envio de e-mails, mais precisamente do fluxo de automação de e-mail marketing.
Essa automação está ligada ao processo de criação de e-mails automatizados e campanhas de e-mail para serem enviados aos seus clientes quando realizam ações específicas em seu site.
Automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online.
É entender exatamente o interesse do lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento, de maneira automatizada.
Vamos entender melhor?
Muitas empresas cometem o erro de, depois de já ter captado o lead, deixarem esse relacionamento com o cliente esfriar. Ou seja: geram o lead e não conversam mais com ele depois disso.
Essa atitude pode impedir uma venda, ou ainda pior, perder um possível cliente fiel para a concorrência. Por isso a importância do fluxo de automação de e-mail marketing, fundamental para estabelecer de forma rápida e eficaz o relacionamento com um lead captado.
Outro erro muito comum dentro da estratégia de e-mail marketing, é sempre disparar o mesmo e-mail para todos os leads dentro de uma única base.
Sem uma segmentação adequada, o cliente acabará recebendo muito conteúdo que não lhe interessa e as chances dele optar por não receber mais e-mails da sua marca é muito grande.
Mas afinal, o que as trilhas de conteúdo tem a ver com tudo isso?
É através das trilhas de conteúdo que você irá entregar um material qualificado para o seu cliente.
Por exemplo: você vende materiais esportivos e produz conteúdo para o blog do seu site. Um cliente em potencial acessa um dos posts específicos sobre basquete e deixa o contato para receber mais conteúdo como aquele. Não faz sentido enviar para ele um material sobre futebol americano, certo?
Através das trilhas de conteúdo, você enviará para este cliente uma série de textos sobre particularidades do basquete, que agregarão ao material que lhe foi de interesse em primeira instância. Entendeu?
Você criará uma trilha de conteúdo personalizada de acordo com a persona, com os interesses do cliente e segmentado para as suas necessidades. Isso o tornará especial e único!
E uma coisa é certa: leads mais preparados geram tickets maiores e têm mais sucesso com o produto.
Quanto mais o lead sabe sobre o tema, maior sua tendência de reconhecer o problema e se sentir disposto a investir mais na solução. E assim como elas são mais propensas a adquirir o produto, também tendem a ter mais sucesso em utilizá-lo. Garantia de satisfação completa 🙂
Esperamos que o conteúdo tenha lhe ajudado a entender melhor a importância das trilhas de conteúdo dentro das estratégias de marketing digital. Não deixe de conferir outros posts do nosso blog para saber mais sobre outros assuntos.
Até breve! 🙂