Entenda qual a importância do tráfego qualificado para uma empresa e saiba o que fazer para transformar usuários em clientes
Certamente, uma das melhores estratégias de conversão no ambiente digital é gerar tráfego qualificado.
Porém, nem todos os empreendedores conhecem este termo e, por isso, muitos deles perdem oportunidades valiosas de fazer negócios.
Em primeiro lugar, estamos falando de usuários que procuram por algo na internet e acham a solução através de links ranqueados pelo resultado de busca.
Ou seja, quando uma empresa tem conteúdo de valor ela consegue engajamento e se torna autoridade, antes de fechar o negócio.
Desta forma, algumas empresas deixam de atrair um grande volume de visitantes para focar em tráfego qualificado.
Isto é, trazer visitantes realmente interessados no conteúdo oferecido e com potencial para fechar negócio com a empresa.
Além das pessoas que procuram algo no Google, se interessam pelo conteúdo e acabam lendo um artigo, o tráfego qualificado tem outras características.
Clientes que acompanham novidades pelo site ou redes sociais e compram novamente também se enquadram neste modelo, sabia?
Por falar nas redes, aqueles que interagem com a marca acabam consumindo o conteúdo e levando para novos usuários ao compartilhar.
Portanto, o tráfego qualificado tem diferentes formas de acordo com cada negócio e seu objetivo.
Dicas para gerar tráfego qualificado
Antes de mais nada, é preciso entender que o conteúdo usado para atrair tráfego qualificado precisa satisfazer os usuários, mais precisamente os leads.
Consequentemente, esses usuários ficarão mais tempo na página para ler, assistir ou ouvir o seu conteúdo, com grandes chances de gerar mais engajamento nas redes sociais.
Tudo isso mostra aos mecanismos de busca que sua empresa tem relevância, conteúdo de valor para outros visitantes que pesquisam a mesma palavra-chave.
Na verdade, existem diversos caminhos que os usuários fazem até comprar um produto ou serviço e o papel dos gestores é conhecer, monitorar e melhorar esses caminhos.
Para isso, a Mitrah tem algumas dicas importantes para você.
Defina a persona
Sem dúvida, o primeiro passo para gerar tráfego qualificado para sua plataforma na internet é saber quem é(são) a(s) persona(s) do seu negócio.
Isto é, precisamos ter total consciência sobre quem é o público-alvo e isso inclui revisar esse perfil frequentemente para alinhar a estratégia com as novas necessidades do usuário.
SEO para buscas orgânicas
A sigla para Search Engine Optimization é uma das principais estratégias para gerar tráfego qualificado para um site.
Principalmente porque esta ferramenta permite que o gestor divulgue sua empresa sem precisar de investimento financeiro.
Ou seja, a técnica ajuda no posicionamento de um site a partir de conteúdo adequado aos mecanismos de busca.
Por exemplo, alguém que procura um produto ou serviço na internet já está decidido a comprar e o seu negócio precisa aparecer na pesquisa deste usuário.
Marketing de conteúdo como estratégia
Além de criar, precisamos divulgar os conteúdos relevantes que a empresa oferece e, assim, trazer visitantes qualificados até que eles se tornem clientes.
Junto ao SEO, esta estratégia se baseia em textos otimizados, vídeos no youtube mostrando os produtos, bastidores da empresa, etc.
Outros formatos que também funcionam são os podcasts e publicidade nas redes sociais.
Para empresas que já oferecem diferentes formatos de conteúdo na internet, vale lembrar que o algoritmo do Google prioriza publicações recentes.
Isto é, de tempo em tempo é importante atualizar os conteúdos com novas informações para que sua marca continue aparecendo nas buscas.
Links patrocinados
Para trazer usuários prontos para comprar no seu site, podemos apostar em links patrocinados que reforcem a presença da empresa nos resultados de buscas.
Neste caso, é possível pagar para que o Google mostre o seu link nas primeiras posições do ranking geral de resultados quando alguém pesquisar sobre aquela palavra-chave.
Certamente, essa estratégia ajuda a atrair leads para os links de vendas de um site, aumentando as chances de resultados a curto prazo.
Monitore o tráfego qualificado
Além de gerar tráfego qualificado, precisamos monitorar os indicadores que ajudam a medir a eficiência dos usuários que foram levados para o site.
Ao medir o tráfego total e a taxa de rejeição das páginas de conteúdo, o gestor consegue medir o volume do tráfego e a qualidade dos usuários visitantes.
Já a taxa de conversão mostra o número de vendas e envolve números qualitativos e quantitativos.
Acerte na geração de tráfego qualificado
Ficou alguma dúvida sobre o que é tráfego qualificado e a sua importância para os negócios hoje em dia?
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, fale com nossa equipe e veja como podemos ajudar você a gerar tráfego qualificado para sua empresa.