O Marketing Digital se destaca pelas incontáveis ferramentas que disponibiliza. Dentro desse guarda-chuva, há duas muito comentadas no meio, mas que podem ser confundidas: o retargeting e o remarketing.
Afinal, qual a diferença entre as duas?
Uma coisa é certa: ambas são essenciais para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Elas oxigenam o seu funil de vendas, mantendo um relacionamento com seus leads e clientes.
Confira mais sobre as estratégias!
O que é Retargeting?
Como o nome diz, é um redirecionamento da marca para os consumidores certos.
Na prática, funciona da seguinte forma: imagine que um rapaz visitou um e-commerce de tênis esportivos e acessou a categoria de tênis para basquete.
Ao mesmo tempo, o site pede para instalar cookies no navegador (caso esteja com as configurações de acordo). Com isso, o e-commerce tem acesso a alguns dados desse rapaz.
Com ações de retargeting, é possível atingir esse usuário com uma sequência predefinida de anúncios.
Com ajuda de plataformas como Google Ads e Facebook Ads o trabalho fica ainda mais fácil — pois eles sabem quais anúncios enviar a cada usuário, de acordo com seu interesse.
O que é Remarketing?
Já o remarketing tem uma atuação mais focada e centrada em um objetivo: aumentar a conversão.
Boa parte dos visitantes de um site não converte na primeira visita. Na verdade, o número pode ser até assustador: 97%. Então, como utilizar esse potencial de tráfego, trazer o visitante de volta ao site e instigá-lo a comprar o que estava procurando?
Importante lembrar que, na maior parte das vezes, para o remarketing, o usuário já era um cliente ou mesmo lead da base da empresa.
No remarketing, a estratégia é o seguinte: imagine que o rapaz de antes não apenas visitou a seção de tênis de basquete, mas colocou um deles no carrinho. Porém, como é comum, acabou não comprando. Fechou e site e saiu, sem dar continuidade no pedido.
Com as ações de remarketing, você pode agir diretamente em cima desse interesse do cliente. Ou seja, 2 dias após abandonar a compra, ele receberá um e-mail ofertando o mesmo tênis, mas com uma condição especial: frete grátis, desconto, brinde, etc.
Da mesma forma, anúncios poderão aparecer em seu ambiente virtual (no ecossistema do Google ou nas redes sociais, por exemplo).
Se trata do famoso caso do “produto seguir o usuário” por onde ele passe na internet.
Remarketing e Retargeting: Qual é a melhor estratégia para sua empresa?
Nem um, nem outro.
O ideal é utilizá-los em conjunto, desenhando anúncios e estratégias específicas para atingir públicos com retargeting e potenciais compradores com o remarketing.
Aproveite das ferramentas disponíveis nas plataformas, como as redes de display do Google e Facebook, rede de pesquisa do Google ou Bing, anúncios em redes sociais e, claro, o e-mail marketing!
Dessa forma, você vai potencializar o alcance da sua marca e melhorar seus resultados de venda.
Além disso, o uso de recursos como o retargeting e o remarketing possibilita a criação de um relacionamento com seu cliente, com sua marca fazendo parte do dia a dia de cada um.
Todo esse esforço forma um ecossistema propício para que suas ações de marketing digital e de conteúdo só ganhem tração e alavanquem o seu negócio!
Que tal utilizar o remarketing e o retargeting na sua empresa com auxílio de uma agência especializada na criação de anúncios e estratégias incríveis? Fale conosco!