Com o seu surgimento na rede social Twitter, as Hashtags se tornaram populares também em outras mídias sociais. No Instagram, por exemplo, a sua importância vai além do modismo sendo essencial para a organização de conteúdos e tornando-os relevantes para o público. Muitas empresas já identificaram o potencial que a utilização das Hashtags pode trazer para o negócio e desenvolveram estratégias voltadas para o uso eficiente como forma de ampliar a sua encontrabilidade e audiência.
O Instagram tem se destacado entre as redes sociais com maior sucesso no uso das estratégias de Hashtags. Por isso, desenvolvemos um post para você também planejar uma estratégia de sucesso para o seu negócio. Confira as dicas!
A importância das Hashtags no Instagram
As Hashtags são responsáveis por transformarem frases em links dentro das redes sociais e, com isso, é possível aplicar um tom de voz adequado ao contexto da mensagem com palavras-chave bem trabalhadas no comentário. Mesmo os usuários que não seguem o perfil da empresa poderão encontrar mais facilmente o conteúdo devido a sua relevância para um determinado público interessado no assunto.
É importante considerar o uso das Hashtags como parte fundamental da estratégia de SEO (Search Engine Optmization) da empresa, uma vez que a relevância de seus conteúdos no Instagram depende inteiramente disso. Na prática, cada conteúdo publicado deve acompanhar um título com palavras e frases chaves separados por Hashtags. Dessa forma, a sua imagem ou vídeo entrará em uma categoria de relevância dentro da rede social.
Essa relevância pode ser medida pelo uso das Hashtags também como forma de busca de conteúdos no Instagram. Sempre que um usuário realizar uma busca, ele adicionará a Hashtag mais a palavra-chave e, se o seu conteúdo estiver otimizado, será encontrado facilmente por eles.
Outra questão importante no uso das Hashtags é que ao compartilharem um conteúdo do Instagram para outra rede social, como o Facebook por exemplo, a Hashtag utilizada é incorporada na nova publicação. Como o mecanismo de busca através das Hashtags é parecido, há uma chance de o seu conteúdo expandir a audiência para além dos fãs que seguem o seu perfil no Instagram.
Como utilizar as Hashtags de forma correta
O uso das Hashtags como estratégia de SEO pode trazer muitos benefícios quando realizada da maneira correta, caso contrário, poderá aumentar o índice de rejeição relacionado às suas postagens e consequentemente a sua empresa.
1. Quantidade nem sempre significa qualidade
Apesar de as redes sociais possibilitarem o uso de uma grande quantidade de Hashtags, a qualidade pode ser determinada apenas pela quantidade necessária. Com o desejo de alcançar um público muito grande, algumas empresas abusam delas e acabam não conseguindo atrair um público mais específico para as suas postagens. Por isso, dê preferência para no mínimo duas e máximo cinco, adequando sempre às palavras e frases mais relevantes possíveis.
Também é preciso tomar cuidado com o uso excessivo das Hashtags no meio dos conteúdos postados. Um contexto sem definição pode deixar os usuários confusos a ponto de não compreenderem exatamente a mensagem que você gostaria de passar.
2. Use a criatividade e otimize as Hashtags
A criatividade é muito importante no uso de uma estratégia baseada em Hashtags e, aliado a um tom mais chamativo, pode ser o diferencial para o sucesso na audiência alcançada. Considere uma livraria lançando um novo livro com o tema “Por que as Hashtags são importantes?”. Ao invés de publicar “Por que as #Hashtags #são importantes? #Adquira o seu livro #agora mesmo”, a postagem poderia ser otimizada para “#Maior audiência no Instagram! #Dicas infalíveis de Hashtags”.
3. Planejar e medir os resultados das Hashtags
Planeje uma campanha com cautela analisando as palavras-chave em alta para aumentar o tráfego e as taxas de conversões do seu negócio. Postagens frequentes ajudam a manter o público interessado e uma análise de resultados obtidos deve ser feita através de métricas para possibilitar o conhecimento do que funciona e o que pode ser melhorado.
E você, o que faz para ter bons resultados utilizando as Hashtags? Conta para a gente!