É difícil imaginar a existência do Marketing Digital sem a presença do Google Ads. A ferramenta da empresa americana revolucionou a forma de vender — e porque não consumir? — em ambientes digitais.
Cada vez mais moderna e repleta de recursos, é uma grande aliada para a comunicação de empresas, das menores às maiores, independente do nicho. Você sabe da importância dessa ferramenta e dos segredos de como utilizá-la?
Antes conhecido como Google Adwords, o Google Ads já possui 20 anos de mercado. Hoje, é a principal ferramenta de Marketing Digital do mundo, especialmente se você considerar que mais de 90% das buscas em Desktops são feitas pelo Google.
Porém, o que é e o que é possível realizar com o Google Ads? Qual sua importância para o sucesso das campanhas de seu Marketing Digital e como garantir os melhores resultados?
É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Quer seguir aprendendo? Então basta continuar a leitura!
O que é o Google Ads?
Para quem desconhece o que de fato é o Google Ads, resumimos:
Se trata de uma plataforma de publicidade online. O anunciante cria campanhas e as coloca no ar em alguns formatos diferentes, pagando por clique (PPC) ou por impressão (CPM) no anúncio.
Esses anúncios podem ser dispostos em vários locais, como: página de resultado de pesquisas do Google, sites parceiros do Google (que são quase todos, na verdade) que fazem parte da Rede de Display e o Youtube.
A plataforma é bastante personalizável e dá ampla liberdade para que o anunciante segmente seu público-alvo de acordo com informações de todo tipo.
Dessa forma, o anunciante consegue direcionar seus anúncios à fatia mais adequada de usuários, potencializando assim seu sucesso. Ou seja, conquistando mais cliques no anúncio, trazendo mais visitas ao seu site, leads ou vendas.
Qual a importância do Google Ads para suas campanhas de Marketing Digital?
O Google é o principal canal de buscas no mundo, com cerca de 3,5 bilhões de consultas diárias. Não falamos apenas de pesquisas genéricas, como “Qual foi o time titular da Seleção Brasileira de 2002?”. Na verdade, a maioria das pesquisas servem a um propósito comercial — e é exatamente essa brecha que o Google Ads aproveita.
Segundo estudo do Clutch, 75% dos usuários afirma que os anúncios nos resultados de pesquisa facilitam na hora de encontrar a informação que buscavam. Como isso se aplica às campanhas de Marketing Digital? Bom, 90% dos usuários afirmam que esses mesmos anúncios influenciam suas decisões de compra.
Ou seja, o Google Ads é uma engrenagem de publicidade extremamente bem arquitetada. Segundo a própria empresa, para cada dólar investido, as empresas recebem em média US$ 8 em retorno.
Portanto, para sua estratégia paga, o Google Ads é essencial.
Como conquistar ótimos resultados com suas campanhas no Google Ads?
Há um punhado de dicas valiosas para quem busca ter sucesso com as campanhas lançadas no Google Ads. A aplicação de suas estratégias, geralmente, é diferente de empresa para empresa.
Por isso, é preciso ser bem analítico e data-driven na hora de definir seus anúncios. Como acertar? A fórmula mágica não existe. No entanto, temos algumas dicas eficientes para você tornar suas campanhas ainda mais eficientes. Confira!
1# Estude bem o seu público
Conhecer o seu público é uma das obrigações do setor de Marketing. No âmbito Digital, isso é essencial para o sucesso de suas campanhas online.
Lembra-se que comentamos acima que é possível segmentar os anúncios?
Fazer isso com assertividade é uma das chaves do sucesso para suas campanhas no Google Ads. Vai te permitir, muito além de criar e lançar as campanhas, mas realizar modificações que melhorem os resultados.
2# Olhe para os arredores: o que (e como) os seus concorrentes estão anunciando?
Agora que você entende seu público, pare e se pergunte: você conhece a fundo o seu mercado?
Ao compreender quem são seus concorrentes diretos e indiretos, você pode realizar uma análise aprofundada de suas estratégias. Quais palavras-chaves usam? Quais formatos de anúncios priorizam? Onde concentram seus anúncios e como eles são escritos? Como o público interage com esses anúncios?
Essas respostas podem ser determinantes na hora de desenhar a sua própria estratégia!
3# Planejamento e Análise de Desempenho sempre!
Por fim, é essencial ter um planejamento bem feito, com metas e objetivos a serem alcançados. Não basta apenas sair injetando dinheiro no Google Ads e esperar que, automaticamente, você tenha um bom retorno.
O Google Ads é uma ferramenta. Manipulá-la para o bem do seu negócio é uma missão sua e do setor de Marketing Digital.
Além disso, é importante definir datas fixas para que a equipe se reúna e analise os desempenhos das campanhas lançadas. Assim, com base nos dados, é possível identificar os acertos, oportunidades de melhoria e possíveis alterações.
O resultado final é um Marketing Digital totalmente otimizado, com campanhas bem-sucedidas e muita inteligência da equipe para traduzir os dados em lucro para a empresa!
E então, que tal contar com tudo isso na sua empresa sem ter que gastar com equipe interna ou ter que esperar pela curva de aprendizado? Contate-nos! A Mitrah é uma agência especializada em plataformas de publicidade paga e pode conduzir a sua comunicação para o sucesso!