Apresentamos as dicas mais valiosas para se atingir os melhores resultados usando as principais mídias pagas do ambiente digital
Investir em mídias pagas, hoje em dia, deixou de ter como referência meios como TV, outdoor e anúncios impressos em páginas de revistas e jornais.
Agora, o empreendedor brasileiro sabe que o ambiente digital é um oceano de oportunidades, principalmente pelo poder de segmentação.
Isto é, cada anúncio criado em uma plataforma online oferece mais chances para o anunciante atingir o público certo, aquele que realmente tem interesse pelo assunto.
Em outras palavras, o retorno sobre o investimento em mídia se torna mais claro, trazendo a mensuração de diferentes aspectos.
Por exemplo, os modelos mais tradicionais, como TV, outdoor e impressos, não registram o número exato de pessoas que visualizaram a peça, não é mesmo?
Por outro lado, no ambiente digital, as mídias pagas mostram números sobre o alcance do anúncio e até o perfil do consumidor que visualizou.
Sem dúvida, toda empresa que investe na divulgação da sua marca ou de seus produtos espera pela melhor performance possível das ferramentas.
Nesse sentido, as mídias pagas mais usadas na internet são: Facebook Ads e o Google AdWords.
Claramente, o primeiro tem atuação forte e massiva nas redes sociais Facebook e Instagram, enquanto o segundo espalha anúncios para os usuários do site de buscas.
Porém, aqueles que acham que os anúncios online atingem o sucesso naturalmente, se enganam.
Existem muitas variáveis que precisam estar bem alinhadas para que os anúncios tragam mais do que o resultado esperado.
Por isso, criamos esse artigo com as principais dicas para você ter mais sucesso e, claro, retorno, com as mídias pagas.
Dicas para o sucesso das mídias pagas
Para ficar mais fácil de entender, listamos abaixo os aspectos que abordaremos com mais profundidade neste conteúdo.
- Planejamento
- Segmentação
- Definição das mídias pagas
- Anúncios persuasivos
- Mensuração dos resultados
- Parceria com especialistas
Planejamento
Certamente, o primeiro passo é planejar as ações online com base no objetivo principal da empresa.
Ou seja, devemos entender como os anúncios podem ajudar a empresa a chegar onde ela quer e, para isso, precisamos de metas.
Por exemplo, a meta de divulgar a marca do negócio é diferente de uma que objetiva alavancar as vendas dos produtos.
Hoje, o modelo de anúncio que traz mais resultado para a divulgação de uma marca mensura o número de visualizações do anúncio.
Já os anúncios focados em vendas normalmente precisam levar os usuários a clicar na peça, levando-o para uma página de vendas.
Segmentação
Quem domina a arte de saber segmentar os anúncios garante melhores resultados, sem dúvida.
Isso significa otimizar o orçamento de mídia para que eles possam diminuir as chances de atingir pessoas que não se encaixam no perfil ideal.
Com a segmentação bem feita, fica mais fácil encontrar usuários realmente interessados na sua marca, produto ou serviço.
Entre os aspectos mais importantes da segmentação, estão: palavra-chave; localização; idioma; tipo de aparelho ou dispositivo; renda mensal; onde trabalha; etc.
Definição das mídias pagas
A terceira dica é definir quais serão as mídias usadas para divulgar sua empresa. Certamente, com tantas opções e formatos de anúncios, fica difícil cravar qual deles dará o melhor retorno para o seu negócio.
Entretanto, quanto mais se sabe sobre o funcionamento das plataformas e seus modelos de mídia, mais fácil a escolha.
O Google AdWords, por exemplo, é onde podemos oferecer anúncios para pessoas que pesquisam algo no motor de buscas do Google.
Já o Facebook Ads entrega anúncios dentro do Facebook e do Instagram e você pode impulsionar posts com bom engajamento.
Além disso, a ferramenta permite criar peças específicas, mesclando textos, imagens e vídeos.
Por outro lado, existem mídias pagas menos conhecidas, mas que podem gerar bons resultados também.
O LinkedIn Ads é uma delas e funciona muito bem para recrutamento de colaboradores, assim como estabelece parcerias e novos negócios entre empresas.
Anúncios persuasivos
Outra dica essencial para obter mais retorno com mídias pagas é saber como abordar o usuário e, nesse caso, precisamos cativá-los.
Anúncios interessantes costumam apresentar números que se destacam no texto, palavras de poder para influenciar as pessoas como, por exemplo: grátis; secreto; novo; rápido; etc.
Da mesma forma, temos que caprichar no CTA, sigla para “chamada para ação”, onde usamos termos atraentes como: clique; descubra; aprenda; conheça; cadastre-se; etc.
Mensuração dos resultados
Antes de mais nada, saiba que mensurar resultados não significa computar as curtidas, comentários ou compartilhamentos feitos em um post, ok?
Para mensurar os resultados precisamos manter o foco naquilo que realmente é importante para o seu negócio.
Ou seja, estamos falando de métricas como: leads; custo de aquisição por lead; taxa de conversão; CAC (custo de aquisição por cliente); tráfego do site; etc.
Vale lembrar que a mensuração de resultados precisa acontecer periodicamente para que possamos fazer correções ou mudanças quando necessário.
Parceria com especialistas em mídias pagas
Se você está pensando que será uma tarefa difícil colocar tudo isso em prática, a boa notícia é que não está sozinho.
Contar com uma empresa parceira ajuda a otimizar o tempo e, certamente, o orçamento destinado para os anúncios.
Isto é, o empreendedor passa a contar com profissionais especializados neste trabalho, trazendo mais segurança sobre o uso certo do orçamento.
Aqui na Mitrah, por exemplo, nossa equipe de especialistas em mídias pagas também ajuda a desenvolver outras estratégias tão ou mais interessantes para o seu público.
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