Nos últimos tempos, a web tem se tornado o ponto de encontro dos consumidores. As pessoas navegam entre bilhões de páginas à procura de produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades, mas que também tragam um algo a mais. O mercado consumidor sofreu mudanças drásticas e é preciso se adaptar. Os consumidores estão ávidos por conteúdo, tornando-se uma premissa básica de qualquer negócio estar presente na web com, pelo menos, um blog.
Contudo, com tantas opções, como é possível se destacar e ganhar autoridade? O marketing de conteúdo realmente vale o esforço? No post de hoje, iremos ajudá-lo a se tornar uma autoridade em sua área de atuação com produção de conteúdo. Vamos lá?
Entregue conteúdo de qualidade
Não basta apenas focar em palavras-chave e no ranking dos motores de busca. Com a exigência dos consumidores, apenas as técnicas de SEO não garantem visibilidade ou a conquista de clientes. É necessário um conteúdo relevante e de alta qualidade para ser visto e lembrado por seus consumidores.
O conteúdo é – e continuará sendo – o coração e a alma do marketing digital. Contudo, é preciso concentrar-se na qualidade; não basta produzir apenas conteúdo genérico, é preciso entregar algo realmente sólido.
Agora é a hora dos especialistas. A web está saturada de informações rasas, generalizadas e até mesmo errôneas. A audiência já captou essa mensagem e está atrás de conteúdo que realmente faça valer a pena o tempo que ela passa em frente ao computador, navegando e pesquisando novos produtos e soluções. Se você não oferecer experiência prática e conhecimento em primeira mão, seus visitantes não irão retornar e você não aumentará sua taxa de conversão.
Mas, por que os especialistas? Especialistas são autoridades e possuem o conhecimento prático e teórico para transformar o seu blog em uma autoridade de conteúdo; eles têm o poder de destacar o seu produto ou serviço em meio às bilhões de páginas da internet.
É preciso evoluir, e agora é a hora de você se tornar uma autoridade com produção de conteúdo.
Estabeleça seus objetivos
Você, primeiramente, precisa estabelecer qual é o propósito do seu conteúdo. Como você pode agregar valor à sua buyer persona, mesmo que ela nunca chegue a comprar o seu produto? Para tornar-se uma autoridade em sua área de atuação, você precisa fornecer informações relevantes mesmo que isso não leve a uma venda. O seu objetivo deve ser o de ajudar antes de ser ajudado.
Escolha suas palavras-chave
Com o porquê em mente, fica mais fácil escrever e otimizar o seu texto – ou seja, escolher suas palavras-chave. Pergunte-se sobre quais termos ou frases o seu público-alvo utiliza para pesquisar o assunto que será postado em seu blog. Utilizar a técnica de cauda longa (long tail) costuma ser mais assertivo. Vamos dar um exemplo: digamos que você decida pesquisar no Google sobre como trocar uma lâmpada. Você provavelmente digitará “como trocar uma lâmpada” ou “trocar lâmpada” e não apenas “lâmpada”, certo? Seu público-alvo age da mesma forma.
Sendo mais específicas, as palavras-chave de cauda longa permitem que o público certo encontre o seu conteúdo. O resultado dessa estratégia será o ganho de autoridade. Além de ajudar seus clientes a solucionarem suas questões, seu conteúdo obterá posicionamento de destaque nos motores de busca, consolidando o seu status de autoridade.
Crie conteúdo de nicho
Assim como utilizar a estratégia de palavras-chave long-tail é uma boa opção, escrever conteúdo de nicho também. Isso porque provavelmente você não possui uma equipe de criação de conteúdo muito grande. Sendo assim, a melhor estratégia é concentrar seus esforços na criação de conteúdos nos quais sua equipe é experiente. Sua audiência poderá até ser pequena, mas a taxa de conversão tende a ser muito maior, pois você estará escrevendo para um nicho específico, construindo uma boa base de conteúdo sobre assuntos que sua audiência realmente quer ler. Além disso, utilize uma linguagem fácil de ser digerida. Não precisa ser informal demais, mas também não exagere nos termos técnicos.
Utilize outras formas de conteúdo
Aproveite e utilize a audiência que você tem: deixe seus clientes fazerem alguma coisa por você também! Uma boa maneira de fazer isso é através de casos de sucesso que mostram como sua empresa ajudou determinado cliente a resolver algum problema específico. Você deve utilizar dados, histórias e mostrar resultados concretos.
Outra ótima opção para transmitir a sua mensagem é produzir podcasts ou webinars. Isso porque nem todo mundo consome conteúdo da mesma maneira e não são todos os consumidores que gostam de conteúdo escrito, de receber e-mails ou ligações. Essas outras formas de conteúdo permitem que você expanda sua audiência e também que sua marca atinja outras plataformas, mostrando sua voz e sua solução.
Este post foi útil para você? Como anda sua estratégia e produção de conteúdo? Compartilhe sua experiência conosco!