Saiba construir um relacionamento sólido com seus leads e como direcioná-los pelo funil de vendas até se tornarem clientes
Quando se fala em marketing digital, hoje em dia, não podemos deixar de citar os queridos leads.
Mais do que usuários ou visitantes que acessam sites ou redes sociais, os leads são aqueles que demonstram interesse pela marca.
Ou seja, usuários que preenchem formulários para receber mais informações sobre o produto ou serviço em formatos como ebooks, newsletter e promoções segmentadas.
Certamente, podemos dizer que o lead se caracteriza como um cliente em potencial a partir do momento em que ele fornece seus dados pessoais para uma empresa.
Porém, em troca disso, a empresa precisa nutrir uma relação saudável com seus potenciais clientes para atingir o principal objetivo: a conversão de leads.
Em outras palavras, transformar todo o trabalho em resultados palpáveis, isto é, na venda.
Em primeiro lugar, devemos entender como nos relacionar com leads e conseguir engajamento e interações com a empresa.
Depois de conquistar o lead, precisamos levá-lo até o final do funil de vendas da empresa e, para isso, é melhor construir um relacionamento sólido.
Nesse caminho, dar atenção e abastecer essas pessoas com informações contínuas faz com que eles não pensem em abandonar uma marca.
Ou seja, oferecendo conteúdo complementar, mostrando os diferenciais da marca, a qualidade de produtos e serviços, vantagens e benefícios.
Agora, uma pergunta básica: você sabe como se relacionar com os leads? Quer aprender algumas dicas de como começar a fazer tudo isso?
Como se relacionar com leads
A partir de agora você conhecerá as dicas mais valiosas para construir um relacionamento com seus clientes em potencial e guiá-los pelo funil de vendas.
Nutrição dos leads
Uma das primeiras medidas que as empresas devem tomar para conseguir se relacionar com leads do jeito certo é entender como nutrir esta relação.
Como vimos até aqui, são potenciais compradores e, por isso, usamos a tecnologia para fazer o processo funcionar de forma automática.
Isto é, precisamos saber usar as ferramentas para capturar e gerenciar a nutrição dos leads até que eles se tornem clientes.
Dentre as diversas opções, precisamos destacar a importância das landing pages com o disparo de e-mails marketing que fazem a nutrição da base.
Sem dúvida, o foco da landing page é a conversão e isso pede um layout objetivo e direto ao ponto.
Ao mesmo tempo, esta página conta com um formulário capaz de qualificar os leads para que a equipe comercial entre em ação.
Qualidade de conteúdo
Nada funciona melhor do que conteúdo de qualidade e rico em dados, para criar um relacionamento sólido com os clientes em potencial.
Na prática, trata-se de maneiras diferentes de passar a mensagem da sua marca.
Por exemplo, uma dessas maneiras é oferecer um ebook para os leads que, por sua vez, percebem autoridade na marca.
Outra forma comum de se relacionar com eles é quando a empresa detém informações precisas de cada um, podendo enviar mensagens diretas ao consumidor.
Em outras palavras, campanhas de e-mail marketing segmentadas, envio de tutoriais sobre produtos ou serviços, entre outros formatos.
Dicas práticas para um relacionamento sólido com o lead
Não esqueça que o lead é aquele que consentiu em fornecer seus dados pessoais e receber informações sobre a empresa.
Por isso, o dever da companhia é manter o relacionamento sempre aquecido e isso se faz com o abastecimento de conteúdo que interessa ao lead.
Para ajudar a memorizar alguns aspectos determinantes para um bom relacionamento com seus leads, confira a lista abaixo:
- Aposte em conteúdo de qualidade, principalmente nos formatos: artigo, e-book e vídeo.
- Ofereça benefícios aos leads qualificados.
- Esclareça dúvidas e responda a todas as solicitações.
- Apresente os diferenciais da empresa
- Reforce o posicionamento da sua marca
- Mantenha um blog com conteúdo relevante para os leads
- Tenha assertividade ao se comunicar com o lead
- Ofereça diferentes canais de comunicação
Sem dúvida, a conquista de um cliente é um trabalho que requer muita dedicação e, cada vez mais, o consumidor tem o poder nas suas mãos.
Hoje, mais do que nunca, as pessoas pesquisam na internet antes de comprar qualquer coisa e isso aumenta a possibilidade de cativar possíveis clientes.
Nesse sentido, a empresa que tiver a melhor estratégia, sai na frente na disputa pelo coração do cliente no ambiente digital.
Veja também nosso conteúdo sobre funil de vendas
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