Conheça as características mais importantes da estratégia e saiba como aplicar as ferramentas certas de inbound marketing para escolas
Você sabia que diversas instituições de ensino já começaram a investir em inbound marketing para escolas?
Assim como as empresas fazem para atrair clientes a partir de conteúdo relevante, as escolas também conseguem fidelizar e conquistar novos alunos.
Antes de mais nada, precisamos entender o que é Inbound Marketing para escolas, tanto de ensino regular, graduação, profissionalizantes, idiomas, entre outros.
Basicamente, a estratégia de inbound marketing é aquela que atrai usuários que procuram algo na internet oferecendo conteúdos relevantes para eles.
Isto é, trata-se de uma estratégia digital que normalmente é feita com ferramentas como redes sociais, blog e e-mail marketing, por exemplo.
Para ficar mais fácil entender, imagine uma família que se mudará para outro estado e precisa matricular seus filhos em uma nova escola.
Certamente, a maioria dos pais fará uma pesquisa na internet sobre cada uma das escolas da região, não é?
Agora, imagine que a pesquisa feita na internet levou os pais a escolha derradeira entre duas instituições de ensino com características semelhantes.
Porém, uma delas conseguiu sanar mais dúvidas, ofereceu conteúdo relevante em seu site, mostrou maior presença e autoridade do que o concorrente.
Nesse cenário, qual delas você acha que está mais perto de ser a escolhida pelos pais que precisam tomar uma decisão importante como essa?
Consegue perceber a importância de uma estratégia de inbound marketing para as escolas?
Inbound marketing para escolas
Agora que você já percebeu como as escolas podem atrair novos alunos para suas salas de aulas físicas ou virtuais, vamos avançar no tema e entender como fazer isso na prática?
Primeiramente, precisamos de um perfil nas redes sociais ou um blog para começar a estratégia de inbound marketing.
Isto é, publicar conteúdo de qualidade e relevante para quem procura por instituições de ensino ou cursos.
Sem dúvida, quando as pessoas pesquisam sobre este assunto elas buscam saber mais do que o valor da mensalidade, concorda?
Ou seja, os usuários estão atrás de informações mais específicas, desde vantagens e diferenciais de cada curso, até dados sobre o mercado de trabalho.
Mas, para que seus conteúdos sejam relevantes, temos que conhecer a audiência e saber suas características para entregar o que precisam.
Assim, temos mais facilidade para desenvolver posts que fortalecem a marca da instituição no ambiente digital e que resolvem as questões dos usuários.
Ao mesmo tempo, a estratégia inclui conhecer as plataformas mais usadas pelo seu público para que o conteúdo possa encontrá-lo em um ambiente confortável para ele.
Além disso, o inbound marketing exige frequência nas publicações feitas nas plataformas. Dessa forma, a relação se torna mais consistente entre os clientes em potencial e a instituição de ensino.
Em outras palavras, é possível desenvolver uma estratégia de inbound marketing para escolas a partir de diferentes processos.
Ficou interessado em gerar conteúdo para atrair novos alunos para sua escola, não é? Confira as ferramentas mais usadas nesta estratégia.
Marketing de Conteúdo
Talvez, esta seja a ferramenta mais importante para a estratégia, já que estamos falando de conteúdo de qualidade para quem procura algo na internet.
A produção de artigos, por exemplo, podem acompanhar os usuários em todas as etapas do funil criado para a captação de novos alunos.
Além dos textos publicados em blogs, podemos usar formatos como vídeos, e-books e postagens em redes sociais.
Redes Sociais
Falando nelas, temos que entender que este “território” é fundamental para atrair interessados em cursos e instituições de ensino.
Isto é, as plataformas oferecem opções de divulgação com recursos de segmentação por características do público, como faixa etária e localização, por exemplo.
SEO
Investir em SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para aumentar o volume de visitas em sites e blogs.
A partir desta técnica uma escola ou instituição consegue colocar uma ou mais páginas na internet na primeira página de resultados do Google.
Certamente, não existe uma forma mais eficiente para aumentar a visibilidade orgânica do seu site do que essa.
Vale lembrar que o SEO é aplicado ao marketing de conteúdo, ou seja, ambos têm como base as palavras-chave mais usadas pelos usuários nos sites de pesquisa.
E-mail marketing
Também conhecido como ‘newsletter’, essa ferramenta funciona de forma periódica e entrega diferentes tipos de conteúdos para a base de clientes.
Notícias importantes, comunicados, eventos, novidades sobre a escola ou instituição, sugestões de leitura para os pais, etc.
Certamente, o e-mail marketing não terá tanto apelo para atrair novos alunos, mas é uma excelente ferramenta de fidelização e relacionamento.
Você sabia que o Inbound Marketing para escolas é uma das especialidades da Mitrah?
Neste artigo mostramos que é possível fazer e aplicar a estratégia, assim como garantir o fortalecimento da marca de uma instituição de ensino com posicionamento digital.
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