Muito tem sido falado sobre leads: como gerar e qualificá-los. Contudo, ainda há empreendedores não familiarizados com o termo e sua importância para os negócios nos dias de hoje. Por isso, nesse post você entenderá o que são leads e tudo o que é necessário para gerá-los, considerando todos os fatores relevantes para uma estratégia de sucesso. Vamos lá?
Antes de tudo, entenda o que são leads
Leads correspondem aos contatos de potenciais clientes para a sua empresa. Eles demonstram, por meio da estratégias de atração de pessoas físicas ou jurídicas, ligação com assuntos relacionados ao seu business. Em troca de conteúdo de valor, como download de um e-book, acesso a alguma ferramenta, o agendamento para uma consulta, o usuário cede dados cadastrais que serão usados para traçar uma estratégia de venda.
Qual a importância de gerar leads para o seu negócio?
Os leads são a base de dados de potenciais clientes para a sua empresa, que podem indicar negociações futuras. Ao contrário dos prospects, tradicionais termo usado nas abordagens comerciais padrão, os leads correspondem a um perfil mais aproximado à realidade dos negócios, uma vez que a forma de atraí-los é por meio de estratégias baseadas em seus interesses e necessidades.
Diante disso, desenvolver estratégias para a atração e conversão de audiência em leads torna-se indispensável aquelas empresas que desejam otimizar recursos e esforços nas vendas, tornando sua base de contatos robusta para o aumento do faturamento da empresa.
Como gerar leads para a sua empresa?
Você provavelmente já se deparou na web com algum anúncio, e-mail ou mesmo uma chamada (call to action) em fóruns, sites e blogs que proviam o acesso a algum um e-book, whitepaper, uma videoaula, por exemplo, gratuitos, em que a única moeda de troca era a cessão de alguns dados de cadastro para a obtenção do material, certo?
Estes são alguns dos recursos utilizados nas estratégias de geração de leads, que consistem em ofertar algo de valor em troca do contato de potenciais consumidores. Isso porque, na estratégia, são considerados o perfil de consumidor almejado para definir os canais de divulgação e o tipo de material que será adotado para atração e conversão de interessados em leads.
Por isso, para que a sua estratégia surta efeito positivo no marketing digital, é importante que você compreenda a fundo os interesses, necessidades, dúvidas comuns e dores do dia a dia de seus consumidores. Desta forma, você encontrará as melhores opções para compor a sua estratégia de atração, conversão e até mesmo de negociação com estes potenciais clientes para o seu negócio.
Nem todo lead está apto a se tornar um cliente de imediato
É válido ressaltar que independentemente do nível de especificidades e alinhamento utilizados na estratégia, não necessariamente um lead convertido está apto a se tornar um cliente de imediato. Alguns podem ainda estar bastante crus, sem planos para a aquisição de um produto ou serviço. Para isso, é preciso associar à sua estratégia de geração de leads a automação de marketing, que auxiliará no desenvolvimento deste contato até que eles estejam aptos para a compra. Mas isso é assunto para um próximo encontro aqui no blog!
E você, já está atento à importância da geração de leads para o seu negócio? Agora que você já sabe o que é, o quão indispensável é para as negociações de sua empresa e o que é preciso para construir uma estratégia de geração de leads, não perca mais tempo! Inicie a avaliação do perfil de leads que a sua empresa busca e desenvolva estratégias que farão diferença em sua base de dados.
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