A busca por uma maior taxa de conversão abrange toda sua estratégia de marketing digital. O objetivo é óbvio: quanto maior seu número de conversões, mais qualificados seus leads se tornam, avançando no funil e, por fim, se tornando clientes.
Porém, nem sempre é esse o caminho que o marketing digital de uma empresa segue. Algo no planejamento sai dos trilhos e os resultados não veem crescimento. Só que, muitas vezes, o problema não está em uma grande fatia da estratégia ou execução, mas em um detalhe simples: o formulário.
A última porta antes de realizar a conversão configura um processo bem simples:
- Sua empresa fornece um material valioso de graça, ou acesso a um cupom ou promoção, via landing page.
- O lead, se quiser ter acesso ao material ou à promoção, precisa fornecer alguns dados em troca.
No entanto, a crescente de empresas que investem em táticas de inbound marketing e usam landing pages tornou o que antes era uma sacada certeira em um incômodo. O formulário representa uma barreira, que muitas vezes o lead não quer vencer.
Ou seja, isso significa que sua empresa perde em qualificação de leads e, por fim, em menores taxas de conversão.
Por isso, é preciso repensar a forma de elaborar formulários.
Ou seja, eles não serão extintos, pois são extremamente necessários, no entanto, há como criá-los de forma que não atrapalhem a experiência de seu lead e aumentem seu potencial de conversão.
Aprenda mais!
Repense seus formulários e melhore sua taxa de conversão com essas 5 dicas
Seguindo alguns passos básicos, você será capaz de recriar seus formulários de um jeito muito mais moderno e apelativo a seus leads. Esse é o caminho para aumentar sua taxa de conversão, confira:
1# Aproveite os formulários inteligentes
Algumas plataformas de marketing estão implementando os formulários inteligentes em suas ferramentas de edição de landing pages.
Eles são formulários modernos, que identificam o lead através de dados de navegação e, com isso, podem personalizar as perguntas, exibindo apenas aquelas que eles ainda não preencheram em formulários passados.
Isso tornará o processo mais objetivo e facilitará para que o lead faça sua conversão.
2# Considere a etapa do funil dos leads que deve converter cada formulário
Mantenha todos os seus formulários de acordo com o estágio do funil do material oferecido.
A lógica é simples: quanto mais valioso um material (ou seja, de fundo do funil, como um case), mais qualificadas as informações que você pode pedir nos formulários. E vice-versa.
Perder a mão nesse ponto pode prejudicar a forma com que seus leads encaram o formulário.
Por exemplo, por que ele entregaria uma informação sensível a sua dor em troca de um simples e-book de topo?
Considere que cada etapa do funil representa o seguinte momento para o lead:
- Topo: Ele quer conhecer a empresa. Nome, e-mail e empresa talvez sejam suficiente para iniciar o contato.
- Meio: Ele está buscando entender seu problema e quais soluções mais se encaixam. Agora, dados de contato e profissionais (cargo, número de funcionários) são aceitáveis para montar um perfil robusto.
- Fundo: Ele está pronto para conversão, mas comparando as melhores soluções. É hora de entender em detalhes as dores e necessidades dele, para então entrar com contato.
3# Deixe seu formulário o mais enxuto possível
Quando falamos em objetividade, falamos sério: procure manter seus formulários pequenos, somente com as perguntas necessárias.
O formulário inteligente, que mencionamos acima, também pode fornecer uma função que “minimiza” os formulários à primeira vista. Assim, eles só expandem no momento em que o lead preencher os campos.
4# Inove no design
Apesar de não ser um elemento que necessite de muitas mudanças, o visual padrão do formulário pode passar despercebido por quem, dia após dia, visita landing pages.
Então, capriche nas cores. Para ajudar, visite o site Color Scheme e encontre combinações de cores, que vão tornar seus formulários mais harmônicos com a landing page.
Os formatos geralmente são padronizados pelas plataformas de edição, mas há outro elemento nos formulários que pode aumentar suas taxas de conversão…
5# Capriche no seu CTA
O CTA ainda é parte vital de qualquer ação de marketing.
Em um formulário, o CTA é um mero detalhe, mas dependendo da sua criatividade ele pode ser o motivo de atrair a conversão do lead. Saia da frase padrão de “baixe aqui” e procure realmente vender o material.
Os textos complementares podem ajudar a embasar sua solução, assim como imagens e vídeos, mas o CTA deve ser certeiro e mirar nas dores do lead, atraindo seu clique.
Viu só como melhorar seus formulários e atrair mais conversões? Esperamos que as dicas ajudem!
E se quiser entender como melhorar profundamente seus formulários – e toda sua estratégia de marketing digital – converse com quem sabe e pode ajudar você a atingir suas metas. Fale com um de nossos especialistas!
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