O Facebook prometeu e cumpriu: novas funções e atualizações chegarão às suas plataformas neste mês. Mas quais serão e como afetarão a construção de anúncios?
Nas últimas semanas, Mark Zuckerberg, fundador e presidente-executivo do Facebook apresentou uma série de mudanças que serão aplicadas à rede social de forma gradual.
O F8, evento anual da maior rede social do mundo, ocorreu no final de Abril e trouxe informações valiosas sobre o futuro da empresa.
Além de comentar sobre os esforços referentes à segurança, tema que tem sido polêmico devido às recentes falhas do Facebook, o CEO deixou claro que o intuito da empresa é focar na troca de mensagens, e também aprimorar suas ferramentas para estimular o comércio eletrônico.
Todas essas alterações, claro, impactam o usuário, mas também o dia a dia das empresas que atuam no Facebook, utilizando sua plataforma de anúncios. Afinal de contas, o que vai mudar para as empresas que anunciam na rede social?
É sobre isso que vamos falar, confira!
Quais as mudanças mais importantes na rede social em 2019?
Segundo Zuckerberg, o foco será em aprimorar as comunidades, citando que a empresa acredita que elas serão tão importantes quanto os amigos que o usuário possui na rede.
O foco em mensagens é outro grande passo para o Facebook: a rede social irá aprimorar suas ferramentas de mensagens, com mudanças agendadas para acontecer tanto no Facebook Messenger como na função de conversa do Instagram.
Além disso, para o aplicativo de mensagens próprio do Facebook, foi prometido uma versão exclusiva de desktop.
Em relação aos negócios, as ações mais impactantes ainda se mantém na área das conversas. O Facebook quer aprimorar o contato de pessoas com empresas, por isso, está trabalhando em ferramentas que estimulem e facilitem o negócio, além de conectarem os usuários com as companhias.
Alguns exemplos dados foram a possibilidade de agendar horários via mensagens ou de iniciar uma conversa direta com a empresa, por intermédio dos anúncios.
Essa última, por exemplo, representa um grande potencial inovador para as empresas. A medida aproxima o cliente da companhia, facilitando o diálogo e a conclusão do negócio.
O que mudará no Gerenciador de Anúncios do Facebook em 2019?
As novidades referentes ao Gerenciador de Anúncios da plataforma também são um tópico importante.
Durante o mês de Abril, mudanças significativas já vinham sendo implementadas, como:
- Nova linguagem visual, com mudanças no design da plataforma. O intuito era modernizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, incorporando novas funcionalidades, como o “colar e copiar” da ferramenta de duplicação, que agiliza a criação de um anúncio em vários conjuntos de anúncios (ou em várias campanhas).
- Foi incluído um menu lateral esquerdo com as guias Campanha, Conjunto de Anúncios e Anúncio.
- Nova barra de pesquisa e filtro, que permite busca por termos de pesquisa para encontrar anúncios, além dos filtros que facilitam a busca.
- Os resultados mostrados em uma pesquisa são os mais recentes, enquanto os menos usados ficam ocultos em um menu secundário.
Para Maio, são apenas duas mudanças até o momento, mas que devem ser entendidas, pois afetam o processo produtivo dentro da plataforma. Confira:
- O Facebook retirou a função “Criar vários novos conjuntos de anúncios”. Normalmente usada para comparar públicos, a funcionalidade foi excluída do Gerenciador no começo de Maio. O Facebook recomenda que, para realizar o mesmo processo, basta utilizar o teste A/B.
E não se preocupe: ainda é possível duplicar os conjuntos de anúncios e editá-los em massa.
- Durante Maio, o Facebook vai renovar a função de diagnóstico de relevância de anúncios, que será mais detalhado e substituirá a pontuação de relevância usada hoje em dia.
Os conjuntos de diagnóstico de relevância medirão o desempenho de anúncios baseados em três métricas principais: classificação de qualidade, classificação da taxa de conversão e classificação da taxa de envolvimento.
As novidades prometem impactar a rotina de todas as empresas que utilizam o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Ou seja, o efeito será geral. Por isso, garanta que sua equipe de mídia esteja por dentro de todas essas novidades e tire máximo proveito das atualizações!
E lembre-se: se tiver alguma dúvida sobre como potencializar o desempenho do seu comercial com anúncios de Facebook, converse com nossos especialistas!