Apesar de ter crescido em popularidade nos últimos dois anos, o marketing de conteúdo não é exatamente uma novidade. Há alguns anos, várias empresas vêm trabalhando para fortalecer sua comunicação com estratégias de inbound marketing. No entanto, conforme o passar do tempo, uma dúvida fica: o que fazer com os conteúdos antigos?
Independente do setor, do teor da comunicação ou foco, boa parte das estratégias de inbound se apóia na criação de blogs. E isso é excelente! A criação de conteúdo dá mais autoridade à empresa e a aproxima do cliente, conversando diretamente sobre suas dores.
Tudo isso, com mais alguns passos, gatilhos e conversões, se traduz em vendas e, mais tarde, fidelização do cliente.
No entanto, lá no blog, os conteúdos antigos continuam publicados. Mês após mês, publicação após publicação, eles ficam para trás na lista de leitura dos visitantes, perdem sua taxa de cliques e acessos.
E então, o quê fazer? Deixar o conteúdo ali, sem reciclar seu potencial? Nada disso! No artigo de hoje, explicamos como você pode renovar seus conteúdos antigos. Confira!
Como aproveitar o potencial dos conteúdos antigos?
Com alguns passos básicos, é possível oxigenar toda sua rede de conteúdos antigos, mantendo seu potencial de conversão ou de ferramenta que auxilia os leads a avançarem no funil. Confira!
1# Revise as palavras-chave
Um dos passos principais para revitalizar seus conteúdos antigos é revisar seu SEO, que conta muito para os acessos orgânicos e o crescimento das métricas de cliques.
A tarefa mais importante é, em cada texto, identificar as palavras-chaves e revisá-las. Elas são tão impactantes quanto eram na data da publicação? Há sinônimos que vão ranquear melhor que a atual?
Você pode realizar essa pesquisa no Google Keyword Planner ou Ubbersuggest. Ferramentas pagas também podem ajudar, como o SEMrush.
2# Reestruture o texto, o título e as metatags
Uma coisa que conta muito para o posicionamento orgânico dos conteúdos antigos é, também, o que está por trás do blogpost. Ou seja, sua estrutura e suas metatags. Esses pontos também contam na revisão do SEO.
Portanto, verifique se o texto está bem dividido, com título (h1) e subtítulos (h2, h3…) que contenham a palavra-chave. Além disso, certifique-se que a quantidade de palavras não passe de 300 entre cada subtítulo. Assim, você garante uma leitura mais concisa e organizada.
No caso das metatags, a atenção deve ser redobrada. Elas contam muito para o posicionamento nas SERPs, como a página de resultados do Google. Procure manter o título e descrição curtos, objetivos e com o uso da palavra-chave.
3# Atualize as informações do conteúdo
Se o blogpost é muito antigo, provavelmente algumas informações estejam ultrapassadas ou links tenham expirado. Isso pode prejudicar a experiência do leitor que consumir o conteúdo no presente e no futuro.
Portanto, trate de atualizar as informações mais sensíveis do conteúdo e conferir se todos os links estão funcionando.
4# Reforce os hyperlinks do texto
Ainda na mesma toada, aproveite o momento para reforçar sua rede de links internos e externos. Com hyperlinks suficientes e de boas fontes, você dá mais credibilidade às informações passadas (como dados de mercado, por exemplo).
Já os links internos dizem respeitos aos hyperlinks que redirecionam à páginas do seu site ou blog. Eles são importantes para dar mais relevância ao seu conteúdo e criar uma conexão entre eles, mantendo seu leitor no blog e fazendo-o avançar no funil de marketing.
5# Use as redes sociais para impulsionar cliques e leitores
Agora que seus conteúdos antigos estão otimizados e prontos para serem reaproveitados, eles devem chegar a novos leitores. Além de explorá-los em campanhas de e-mails, você pode utilizar as redes sociais para impulsioná-los.
Defina um espaço no cronograma de publicações para postar links de conteúdos antigos. Assim, você garante mais espaço para sua divulgação e, logo, angariar um maior número de leitores.
É possível aproveitar o potencial dos seus conteúdos antigos, porém, é necessário que eles sejam otimizados de tempos em tempos. Assim como o inbound e o marketing de conteúdo, as boas práticas de SEO também evoluem. Por isso, mudanças são necessárias e podem trazer ótimos resultados.
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