O e-mail marketing ainda não perdeu seu charme e pode ser muito valioso para sua estratégia de comunicação. Mas como potencializar o uso desse tipo de ação e conseguir resultados incríveis?
Hoje em dia, o inbox das pessoas possui cada vez menos espaços para campanhas. O terreno fértil (e um pouco caótico) dos anos 2000 passou e hoje em dia o e-mail serve como uma ferramenta muito mais burocrática — e voltada aos interesses de seus donos.
Mas, apesar de tudo, isso não significa que ele seja um espaço limitado. Na verdade, é justamente por isso que o seu próximo e-mail marketing pode dar tão certo. Afinal, ele pode estar totalmente alinhado com as necessidades de um potencial cliente.
Mas como proporcionar isso às suas campanhas atuais? Como transformar o e-mail marketing da sua empresa em uma ferramenta poderosa de conversão?
Esse é o tema do artigo de hoje.
Como potencializar sua próxima campanha de e-mail marketing?
Segundo pesquisa, 72% das pessoas prefere receber promoções em seu e-mail em vez das redes sociais.
O dado, além de ilustrar a importância da ferramenta, levanta algumas questões que talvez você deva fazer:
- Na sua estratégia atual, o e-mail marketing é utilizado?
- A construção da peça (do título ao link de descadastro) é otimizada?
- E suas campanhas, você usa dos benefícios de ferramentas de automação?
Muitos gestores podem acreditar que o e-mail não é mais eficiente. Afinal, é uma ferramenta que acompanha a internet desde os primórdios.
No entanto, é exatamente na questão da eficiência que ela ganha, sendo 40 vezes mais efetiva na conquista de novos clientes que redes sociais como Facebook e Twitter.
Agora, é necessário mais que apenas enviar o e-mail.
Você tem que considerar tudo, pois o sucesso de uma campanha está nos detalhes, e é sobre eles que vamos falar. Confira!
4 dicas para criar campanhas incríveis de e-mail marketing!
1# O assunto é a isca mais poderosa
Essa é uma das teclas mais batidas quando o assunto é e-mail marketing.
Não por menos, pelo menos 35% das pessoas abre um e-mail levando em conta apenas o assunto. É uma quantidade considerável de potenciais clientes, correto?
Por isso, dedique-se na hora de construir o título do seu e-mail.
Sabemos que as especificações parecem estar contra você (frases curtas, chamativas, que resumam e enalteçam o conteúdo e se mantenham entre 25 e 45 caracteres), mas sempre é possível contornar isso.
Não escreva apenas uma opção, mas várias. Crie variações da sua mensagem, lapidando as palavras e encontrando sinônimos.
Além disso, lembre-se que a criatividade é essencial. Não tenha medo de usar emojis ou se aproveitar do meme da vez (desde que combine com sua campanha).
2# Como anda a otimização dos seus e-mails?
O e-mail marketing é um conjunto de peças: o título, subtítulo e o corpo do e-mail (que por si só possui vários elementos).
Todos eles devem ser feitos de forma otimizada. Ou seja: imagens e GIFs bem leves, para que qualquer conexão possa abrir sem problemas.
Lembre-se também que, para o texto, o ideal é escrevê-lo direto no HTML do e-mail — e não na imagem, pois pode tornar o envio pesado e dificultar uma leitura responsiva.
Use palavras-chaves e torne a leitura e visualização dinâmica, com hyperlinks e botões bem visíveis e atraentes.
3# Automação de e-mails e gatilhos de envios
Nenhuma campanha de e-mail marketing vai ser eficiente sem a automação por trás.
É através dela que você cria um fluxo de nutrição, que dispara os e-mails para os destinatários seguindo uma série de critérios que você mesmo define (os gatilhos).
Ela é importante pois respeita o estágio do funil de cada um, avançando nos envios conforme a pessoa vai avançando e mostrando isso (com cliques, visitas no seu site, etc).
4# Tipos de campanhas para potencializar seus resultados
Normalmente, campanhas de e-mail marketing não são extensas. Os envios são localizados, obedecendo um calendário pré aprovado e que leva em consideração, por exemplo, promoções e ofertas fixas e temporárias.
Portanto, é muito importante montar um planejamento de envios para um período de tempo, como trimestral ou semestral.
No mais, pense em campanhas que possam utilizar os dados de seus usuários. Por exemplo: Envios especiais para aniversariantes do dia. Um cupom de desconto é sempre bem-vindo.
Crie segmentações específicas como “Visitou página de Blusas, mas não comprou” e automatize envios personalizados para esse contato.
As segmentações ainda podem ajudar você a separar contatos por gênero, idade e preferências como tamanho e tipo de peça.
Uma campanha de e-mail para cada um, levando em conta suas ações (se comprou quantia X, nunca comprou, visitou nos últimos X dias, etc), como exemplificado acima, pode aumentar bastante seu faturamento.
Seguindo essas dicas, você vai conseguir montar uma campanha de e-mail marketing matadora, com altas chances de bons resultados!
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