Você, como empreendedor, deve ter percebido que o comportamento do consumidor se modificou – e muito – ao longo dos últimos anos, não é mesmo? A maneira como eles tomam as decisões de compra hoje passa por buscar o máximo de informações sobre o produto ou serviço de forma a fazer uma compra consciente. Por esse motivo, você precisa planejar assertivamente suas estratégias, estipular metas e objetivos, tudo pensando em como encontrar clientes na internet. Afinal, o objetivo de qualquer negócio é ter o maior número de clientes possíveis de maneira sustentável e lucrativa, não é mesmo?
Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que uma das melhores maneiras de conseguir isso é através de estratégias de Inbound Marketing. Mas que estratégias são essas? Como utilizá-las? No post de hoje, responderemos exatamente essas questões. Vamos lá?
Crie conteúdo de destaque
Para ser encontrado por possíveis clientes você precisa ter uma estratégia de conteúdo sólida que esteja alinhada com as necessidades e dores da buyer persona. Sendo assim, faz-se necessário, criar um conteúdo que traga seu proposito de valor e que coloque sua empresa e seus produtos/serviços em destaque – de forma suave – de modo que estimule outros produtores de conteúdo a destacarem os seus produtos estabelecendo links com seu site em retribuição.
Ao ocorrer essa linkagem, você gera um maior tráfego de visitantes qualificados para o seu site e ainda por cima o Google destaca o seu site com as palavras-chave de seu mercado.
Além disso, um conteúdo de destaque – com conteúdo relevante e propósito de valor – tem uma maior propensão de ser facilmente disseminado nas mídias sociais, espalhando-se por seu mercado e seu público-alvo, também contribuindo para um maior tráfego de visitantes qualificados.
Um conteúdo de destaque deve ser qualificado, relevante e variado (trabalhe com diferentes formatos). Além disso, sempre acompanhe e mensure seu progresso. É preciso saber o que está ou não funcionando para que você possa ser encontrado pelo maior número de clientes (qualificados) possível.
Tenha um relacionamento com a blogosfera
Uma ótima maneira de criar conteúdo de destaque – e interessante – é através de um blog. Por isso, comece criando um.
Um blog irá ajudá-lo a estabelecer o seu negócio como líder de mercado e autoridade no assunto. Além disso, ele torna sua marca dinâmica na web, pois você estará oferecendo conteúdo – de diversos formatos – de maneira constante e regular. Ele te permite entrar em contato com seus potenciais clientes de maneira suave, e assim você consegue criar um relacionamento sólido e de confiança. Por fim, um blog também te permite um melhor ranqueamento nos motores de busca, e é uma ótima maneira de ser encontrado por possíveis clientes.
Contudo, não basta começar um blog e se “isolar do mundo”. Procure outros blogs relevantes em seu ramo de negócio, comente, interaja com seus leitores e com seus fornecedores e outros blogs relevantes para sua marca. Comentar em blogs é uma ótima maneira de criar conteúdo relevante e ser encontrado por possíveis clientes. Além disso, também é uma maneira de criar um debate relevante e começar a ser visto como autoridade, com credibilidade e confiança.
Utilize o Google
Sabemos que “os resultados orgânicos ou naturais não estão baseados no pagamento, mas sim na qualidade do conteúdo e nas páginas as quais o Google acredita que sejam relevantes para o seu usuário” (Halligan e Shah, 2010, p.57). Por isso, invista em conteúdo de qualidade e vire o melhor amigo do Google da maneira certa.
Tenha em mente que os usuários que pesquisam no Google realmente estão procurando por algo, e esse algo pode ser o seu produto/serviço ou informações oferecidas pelo seu blog que respondam às suas necessidades e dores. Por isso, se você trabalhar corretamente sua estratégia de conteúdo – e as palavras-chave – você será encontrado por possíveis clientes.
Seja social
A mídia social está com a bola toda e já sabemos disso, não é mesmo? Por esse motivo, o seu negócio deve aproveitar essa onda e se inserir nas mídias sociais. Seja social! As mídias giram em torno de relacionamento, conexão, interação e compartilhamento. Por isso, conecte-se e contate possíveis clientes, contatos antigos e gere conteúdo. Vídeos, imagens e posts são ótimos conteúdos a serem compartilhados nas mídias sociais a fim de ser encontrado por possíveis clientes.
Como você pode perceber, o seu objetivo deve ser criar uma comunidade relevante sobre a sua indústria, gerando conexão e interação. Isso é feito por meio de uma estratégia de conteúdo sólida, alinhada às necessidades e expectativas de suas buyer personas, mas, acima de tudo, entregando conteúdo de valor e surpreendente. Surpreenda todos os dias!
Este post foi útil para você? Como você faz para ser encontrado por seus clientes? Compartilhe sua experiência através dos comentários!