Aparecer nos resultados de pesquisa do Google ou de outros buscadores é uma tática que pode trazer ótimos resultados para seu negócio, principalmente quando falamos de geografia. Por isso, investir e trabalhar o SEO Local é tão importante.
Mas afinal, o que é o SEO Local?
Primeiramente, é preciso entender o que é o SEO. O termo, diminutivo de Search Engine Optimization, define a otimização do conteúdo de páginas e sites inteiros para que eles fiquem melhor ranqueados nos melhores resultados de pesquisas feitas.
Essa estratégia não é nova, mas ainda extremamente relevante no ambiente digital.
Tanto, que pode ser a diferença entre o site ou blog da sua empresa aparecer na primeira página de resultados ou na quarta, onde os cliques e acessos são próximos de zero.
Agora, quando falamos de SEO Local, adicionamos um componente à estratégia: o fator geográfico.
Levando o Google em consideração, sabe-se que seus algoritmos de pesquisa entregam resultados que facilitem a vida do usuário.
Por exemplo, quando alguém busca por “comida japonesa” no Google, os resultados apresentados estarão em ordem de proximidade com a localização do usuário.
Ou seja, de forma simples, o negócio que estiver mais perto do usuário, aparecerá mais no topo da lista.
Da mesma forma, se a pesquisa for mais direcionada, como “comida japonesa centro”, os resultados se restringem à negócios no Centro e que estejam mais próximos do usuário.
O SEO Local ajuda as plataformas das empresas justamente nestas ocasiões. Por isso, ele é tão importante para seu negócio. Mas como você pode turbinar o SEO Local do seu site e se destacar nas pesquisas?
É isso que vamos ensinar. Confira!
5 dicas para você melhorar o seu SEO Local!
A vantagem de investir em melhorias em seu SEO Local é que você terá mais chances de aparecer para os usuários como uma alternativa prática para seus problemas ou necessidades.
Isso se reflete especialmente no caso de PMEs que dependem do movimento da região para se manterem.
Alcançar esse patamar, porém, exige atenção na otimização do seu SEO Local, para que o algoritmo capte as informações relevantes sobre o seu negócio e comece a considerar, mais e mais, seu site nos resultados de pesquisa.
1. Reforce o SEO Local nas páginas do seu site
Um dos primeiros passos é reavaliar suas metatags (tag title, meta-description, title e alt tag das imagens, entre outras) e procurar adicionar informações sobre a localização (como cidade ou bairro) do seu negócio.
Procure variar o uso de palavras e informações, para que não fique repetitivo, e que garanta o uso de várias palavras-chave que digam respeito à sua localização.
2. Não se esqueça de incluir sua NET local
Além das metatags, é importantes incluir sua NET (nome, endereço e telefone) em todas as páginas do site. Normalmente, as empresas deixam essa informação no rodapé das páginas.
Além disso, lembre-se de que sua NET deve estar escrita em HTML e não em imagens, pois apenas assim o algoritmo do Google conseguirá identificar e ranquear. No caso do telefone, faça questão de adicionar o código de área (pois irá relacionar com sua localização).
3. Faça parte do “Google Meu Negócio”
O Google Meu Negócio é uma das principais funcionalidades para quem quer turbinar o SEO Local. Como explicamos em um post anterior [/link para o post de GMN], ele serve como uma ferramenta para que o usuário encontre informações de forma rápida sobre sua empresa, direto nos resultados de pesquisa.
Além disso, com ele, você pode trabalhar links que levem o usuário ao Google Maps (possibilitando a criação de rotas até sua empresa), telefone, horários de funcionamento, avaliações de clientes e fotos e vídeos do local.
4. Avaliações locais positivas fazem toda diferença
Além de utilizar o Google Meu Negócio para impulsionar seu SEO Local, busque angariar avaliações positivas tanto na ferramenta, quanto em seu site (caso haja possibilidade).
Além de reforçar seu engajamento, as avaliações positivas contam muito para que novos usuários e interessados tomem uma decisão positiva quanto ao seu negócio.
5. Invista em Marketing de conteúdo local
Por fim, se você quiser explorar os limites do SEO Local, aposte um marketing de conteúdo focado para sua região. Relacione sua solução com a cidade ou o bairro.
Se ela tiver ligação direta com questões locais, melhor ainda, como, por exemplo: sua empresa ser uma floricultura e, nos conteúdos, explorar jardins que se destacam no bairro (ou mesmo o resultado final de serviços de jardinagem que você fez)!
Além da criação de conteúdo, todo seu valor digital pode agregar ao seu site, tornando-o mais relevante perante ao algoritmo do Google, o que o elevará nas pesquisas!
Gostou de aprender mais sobre a importância do SEO Local? Esperamos que as dicas o ajudem a aprimorar seu site e melhorar sua posição nos resultados de pesquisa!
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