Foi-se o tempo em que um gerente de marketing poderia focar apenas em palavras-chave para atingir um melhor posicionamento no ranking dos motores de busca. Atualmente, as empresas perceberam que os consumidores estão cada vez mais exigentes – e os motores de busca também! Não basta apenas utilizar técnicas de SEO para garantir visibilidade e, consequentemente, clientes. Hoje em dia, é necessário um conteúdo relevante, envolvente e de alta qualidade para fornecer um bom posicionamento no ranking. Por esse motivo, o marketing de conteúdo continua sendo uma das tendências no mundo digital em 2016.
Pensando nisso, no post de hoje, elencamos 4 motivos para sua empresa investir em conteúdo. Vamos conferir?
1. Conteúdo retém clientes
A realidade é que os consumidores têm evitado os anúncios, mas são atraídos por conteúdo. Com a mudança de comportamento do mercado consumidor, eles estão cada vez mais ativos nas mídias sociais e na web e utilizam o conteúdo para aumentar seu conhecimento sobre o produto ou serviço desejado, medir a autoridade da marca e até mesmo para buscar referências e opiniões de outros consumidores. Ou seja, hoje, uma decisão de compra é precedida por muita pesquisa e reflexão.
O marketing de conteúdo é, diversas vezes, elogiado por sua eficácia quando se trata de engajamento com o público, conversão e retenção de clientes. Mas, como essa retenção funciona? Basicamente, a retenção acontece quando a marca oferece uma forma dos consumidores envolverem-se com ela, oferecendo valor aos seus usuários e clientes. Já não basta apenas a divulgação por meio da publicidade; os consumidores valorizam conteúdo útil e divertido, com dicas rápidas e histórias interessantes, além de artigos sobre os problemas e dores enfrentados por eles. Esse conteúdo é o que os encoraja a tomar sua decisão e até mesmo a tornarem-se evangelistas da marca, o que nos leva ao segundo motivo:
2. Conteúdo gera lealdade
Após fechar uma venda, seu trabalho não acabou! É importante ter um conteúdo pós-venda, pois o conteúdo que envolve o cliente após a compra é aquele que ganha a fidelidade do cliente. Esse tipo de conteúdo é capaz de transformar de uma vez só um comprador em alguém que lê seu blog diariamente, acompanha e aproveita suas campanhas de e-mail marketing e se conecta com a marca nas mídias sociais.
Quando um cliente consegue obter o máximo de proveito com o seu produto ou serviço por causa de um conteúdo que a sua empresa forneceu, ele enxerga mais valor em sua marca, contribuindo para que você construa uma relação duradoura com ele e aumente suas taxas de upsell.
3. Conteúdo engaja clientes em todas as etapas do funil
O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que envolve os usuários em todas as etapas do funil de conversão, ou seja, acompanha o cliente em toda a sua jornada de compra. Podendo ser divido em quatro etapas – visitante, lead, oportunidade e cliente –, o funil auxilia na elaboração de um plano de ação para que o conteúdo adequado seja oferecido a cada etapa.
Um visitante, por exemplo, pode estar simplesmente curioso sobre o assunto apresentado em seu blog, enquanto um lead está reconhecendo que tem uma necessidade e busca no seu conteúdo uma solução. Para o visitante, o conteúdo deve ser introdutório e leve, enquanto para o lead, pode ser mais aprofundado e educativo.
Portanto, sim, o conteúdo engaja clientes em todas as fases do funil, mas é preciso segmentar o conteúdo de maneira estratégica.
4. Conteúdo aumenta o Lifetime Value
Quando um cliente se engaja com a sua marca e se envolve com o seu conteúdo, com certeza ele passará mais tempo ouvindo o que você tem a dizer, dando mais valor à sua marca e ao seu conteúdo. Esse valor adicional dado pela sua audiência, aumenta o Lifetime Value (LTV), uma métrica importante que estima a receita que o cliente gerará durante todo o tempo de relacionamento com a sua empresa.
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