Quais são as tendências de marketing digital que vão se tornar ainda mais populares em 2016? As empresas que estão de olho no sucesso devem prestar atenção a elas e estudar como o público-alvo se relaciona com as novas tecnologias. Manter-se atualizado ajuda os CMOs em sua missão de impulsionar o crescimento da empresa.
Pensando nisso, separamos cinco tendências do marketing digital para 2016 – e por que não 2017, 2018… Quer saber mais? Leia sobre tendências do marketing digital no post de hoje!
1. Anúncios Sociais
A publicidade online está em ascensão e, em 2017, o gasto com publicidade digital deverá superar a publicidade na TV. Com uma grande parte dos gastos digitais sendo alocados para as mídias sociais, esta é uma tendência que as empresas não podem ignorar em 2016. A eMarketer prevê que os gastos com publicidade nas redes sociais chegarão a US$ 35,98 bilhões em 2017, um aumento de 16%.
Então, como aproveitar melhor os anúncios em redes sociais e ganhar força sobre os seus concorrentes?
- Comece por decidir quais plataformas são um bom investimento para o seu público. Quer mostrar seus produtos ou serviços? Então plataformas visuais como Instagram e Pinterest podem ser a melhor opção para a sua empresa. A sua empresa está no espaço B2B? O Facebook pode ser uma boa opção para o seu público-alvo.
- Utilize formatos de anúncios orientados para a ação. Pense em anúncios no Twitter e Facebook. Invista em call to actions assertivas. Desperte o interesse do público incentivando-o a agir após assistir seu anúncio ou ler seu conteúdo.
2. Facebook Messenger para negócios
Em março de 2015, o Facebook revelou o Messenger para negócios, tornando o sistema de mensagens uma ferramenta importante para as empresas. O aplicativo Businesses on Messenger é utilizado por mais de 700 milhões de pessoas a cada mês, experimentando um crescimento de 40% entre 2014-2015 (de acordo com o Luxury Daily). Está claro que a disponibilidade do Messenger para as empresas terá um impacto significativo para o mercado consumidor.
Por exemplo, digamos que a sua empresa oferece um desconto por tempo limitado: é possível mandar mensagens aos clientes sobre promoções específicas para incentivá-los a comprar. A empresa também pode enviar notificações e manter os consumidores atualizados com mensagens sobre novos produtos da empresa. O Facebook está investindo no sucesso desta plataforma e em breve esta ferramenta se tornará ainda mais importante para garantir que as mensagens certas cheguem às pessoas certas nos momentos certos.
É importante assinalar que o Messenger para negócios não se assemelha às estratégias de e-mail marketing e embora este último não possa ser visto como uma novidade, ele permanece amplamente em uso e é uma das ferramentas do marketing digital que mais dá retorno em vendas.
3. Vídeos
Hoje, sempre que alguém percorre qualquer feed social, se depara com um, dois, três ou mais vídeos. Empresas de todos os tamanhos estão utilizando vídeos como a Lucy in the Sky, e as gigantes C&A e Daffiti.
Os vídeos ajudam as empresas a entreter e envolver o seu público por meio de recursos visuais, cores, sons e música. E o mais importante, os vídeos muitas vezes humanizam um negócio sem rosto e influenciam diretamente na construção da confiança e na fidelidade do cliente. De acordo com um estudo realizado pela Reelseo, 96% dos profissionais de marketing estão usando o vídeo em sua estratégia de conteúdo.
Em 2016, as empresas devem estar atentas a uma explosão no mercado de vídeo. Se os comerciantes ainda não estão produzindo e acompanhando o desempenho de vídeos na web, a hora é agora!
4. Tecnologia mobile
É o ano do mobile! 2015 provou que o celular está explodindo, o uso de smartphones ultrapassou o desktop e essa mudança forçou SEOs a otimizarem seus sites em um ritmo um extremamente rápido para que os usuários pudessem acessá-los por meio do celular.
Então, o que isso significa para as empresas em 2016? A tecnologia móvel vai permanecer na vanguarda, por isso as empresas precisam continuar a construir estratégias robustas para marketing móvel.
5. A Internet em todos os lugares
Conforme a Ripardo.com, quase tudo pode estar conectado. Desde jogos de tabuleiro a raquetes de tênis: produtos de uso diário podem descobrir uma nova vida e transformarem-se em objetos inteligentes e atualizados. A conectividade vai se tornar a nova moeda para a competitividade. Casas inteligentes, carros inteligentes, luzes inteligentes, todos oferecem oportunidades sem precedentes para as marcas aumentarem o seu envolvimento com os clientes. Além de significar um dilúvio de dados para o departamento de marketing, a Internet das Coisas (Internet of Things), nome dado a esse fenômeno de objetos do nosso cotidiano conectados à internet, oferece novas possibilidades e também desafios ao marketing digital.
Não é tarde demais para ser o primeiro. As marcas que dominarem essas tendências podem ganhar uma vantagem competitiva sobre aquelas que não o fizerem.
E você? Quer saber mais? Acompanhe as tendências do marketing digital em nosso blog!