Investir nas redes sociais não é tarefa para todos: quem já estudou as estratégias para divulgação do seu produto/serviço nas redes sociais sabe que apesar de aparentemente fácil conseguir seguidores no Facebook, retweets no Twitter ou contatos no LinkedIn, é preciso dedicação, tempo e um certo investimento financeiro. Este é um ponto importante. Mas ele nos leva à seguinte questão: investir nas redes sociais basta?
Se você tem investido apenas nas redes sociais e analisado apenas as métricas geradas por elas, pode ter sido vítima das métricas de vaidade. Muitas empresas fazem diversos perfis nas redes sociais ou blogs gratuitos, mas não possuem um endereço próprio e não criam listas de leads interessados em seus produtos ou serviços. Curtidas no Facebook são bem-vindas, mas não deveriam ser o objetivo do seu negócio, certo? Acompanhe a seguir como equilibrar suas estratégias entre as redes sociais e o seu próprio endereço na web.
Se você não planejar, melhor não investir…
A presença da sua empresa nas redes sociais deve ter como objetivo levar os leitores até o seu site, blog ou landing page. Portanto, as redes sociais permanecem parte importante da estratégia; elas podem ser o primeiro contato do consumidor com a marca e farão com que ele, caso se interesse pelo seu produto, acesse a sua página.
Para que as ações de marketing tenham efeito, para cada rede social é necessário um planejamento diferente. É preciso pesquisar para determinar as melhores horas para as postagens, a melhor linguagem para se comunicar com seu público-alvo e os melhores canais de comunicação. E para as pessoas criarem uma identidade com a sua marca e buscarem consumi-la no futuro, deve-se estar disposto a fornecer conteúdo de qualidade que eduque a audiência e que seja disponibilizado com uma frequência previamente agendada e seguida à risca.
Se você não tiver conhecimento, melhor não investir…
Poucas pessoas que se aventuraram a postar sem conhecimento prévio de marketing e de redes sociais se deram bem. Muitas foram as pessoas que conseguiram 200 seguidores e ficaram nesse número, sem evoluir. Conhecimento sobre atração de novos interessados, transformação desses interessados em uma lista de contados, vendas online e, por fim, encantamento do cliente. Conhecer as estratégias de cada uma dessas fases é fundamental para o sucesso de um site.
Além disso, o marketing moderno afirma que o foco deve estar em um conteúdo de valor, ao invés de estar na marca. Quando as pessoas conseguem informações no seu blog que as ajudem a resolver problemas, você estará muito mais próximo de conseguir uma venda, pois o seu conteúdo será referência. E como você sabe, um bom conteúdo nada tem a ver com o número de compartilhamentos e retweets.
Tudo pode mudar, esteja preparado!
Imagine então que tudo está indo bem. A sua página do Facebook continuou crescendo semanas após a sua criação. Porém, com o tempo você percebe que a interação das pessoas com a sua página está diferente porque alguma política da rede social mudou. E assim, como você pode estar em contato com milhares de pessoas em um momento, tudo pode mudar sem aviso prévio e você terá que iniciar do zero em uma nova rede social. Isso não será um (grande) problema se você tiver um blog ou um site incrível. As redes sociais passam, mas o seu blog e o conteúdo que ele oferece, não.
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