Muito provavelmente você já faz um trabalho de links patrocinados na sua empresa e deseja melhorar seus resultados. Nesse post vamos falar sobre como fazer a análise da concorrência e como isso pode ajudar as suas campanhas.
Por que devo analisar a concorrência?
Analisar a concorrência é útil não apenas para você ter conhecimento do que seus concorrentes estão fazendo, mas também para ajudar nas suas próprias campanhas. Você pode, por exemplo, ver termos que seus concorrentes estão usando- e você não – para incluir na sua campanha. Outro exemplo é saber em que época seus concorrentes estão investindo mais ou menos para encontrar um bom paramentro que defina melhor seus investimentos.
Como analisar a concorrência?
Para analisar a concorrência você precisa contar com a ajuda de uma ferramenta específica. Existem ferramentas pagas para isso no mercado e a mais conhecida delas é, sem dúvida, a SEM Rush.
O segredo para a escolha da ferramenta ideal é encontrar uma que traga o máximo de detalhamento possível, ou seja, vão além das análises que já são possíveis realizar com o próprio Google.
Depois da escolha da ferramenta, é preciso definir também quais os concorrentes que serão analisados e listar quais são os domínios adotados por eles, pois estes domínios é que serão utilizados pela ferramenta para gerar os relatórios.
Feito isso, é preciso fazer uma análise constante da concorrência.
O que deve ser analisado?
Existem muitos dados que podem e devem ser analisados. Em primeiro lugar devem ser analisadas as palavras-chave. Partindo das palavras-chave, você deve também analisar informações como os termos, o CPC (custo por clique), o volume de buscas e as páginas para as quais os links são direcionados. Estes itens são apenas um ponto de partida para que você consiga ver o que está dando mais certo para as outras empresas e usar tais dados para planejar a sua própria campanha de links patrocinados. A ferramenta também deve ser capaz de mostrar os anúncios dos concorrentes como um todo, com seus títulos, descrições, etc.
Um outro ponto que você deve analisar é o chamado gráfico de evolução, que mostra como os concorrentes fazem seus investimentos, em que períodos investem mais e em quais momentos os investimentos são mais baixos.
Você pode ter acesso ainda aos seus “competidores de anúncios”, que são os concorrentes que usam com mais frequência uma mesma palavra-chave que você.
Vale lembrar que esse tipo de análise só conseguirá ser feita com a ajuda de uma ferramenta específica. Mas é importante que você saiba que a ferramenta sozinha não fará o trabalho por você. É preciso que os dados extraídos dela sejam analisados com cuidado e utilizados como ponto de partida para ajudar a melhorar suas próprias campanhas.
Outra opção é contar com a ajuda de uma empresa especializada para fazer a análise dos seus concorrentes e a gestão das suas campanhas de links patrocinados.
Se você ficou interessado em analisar seus concorrentes, precisa conhecer o trabalho da Agência Mitrah. A Mitrah é uma agência de marketing digital especializada em campanhas de links patrocinados para pequenas e médias empresas.