Veja as dicas mais importantes antes de você decidir quais as redes sociais mais indicadas para divulgar e expandir as vendas da sua empresa
Você conhece alguma empresa que não utiliza as redes sociais para fazer negócios?
Certamente, em breve ela não será mais lembrada porque este ambiente reúne pessoas de todos os perfis e dificilmente isso mudará no curto prazo.
Cada vez mais pessoas criam seus avatares nas redes sociais e o mesmo acontece com empresas que buscam ampliar seu alcance e, claro, suas vendas.
No cenário atual, existem diversas opções de modelos de redes sociais e cada uma delas tem suas características principais.
Ou seja, cabe aos gestores de marketing entender como elas funcionam e como usá-las para divulgar seu produto ou serviço.
Pensando nisso, a Mitrah traz um conteúdo com algumas dicas essenciais para você escolher as redes sociais mais indicadas para o seu negócio.
Como escolher as redes sociais certas?
De acordo com dados da Hootsuite, 3,5 bilhões de pessoas acessam redes sociais em todo o mundo e isso representa oportunidade para as marcas.
Por isso, as plataformas se firmaram como uma das principais ferramentas das estratégias de marketing digital.
Identifique o público-alvo
Sem dúvida, o primeiro passo para saber em qual rede social investir é descobrir em qual delas o seu público interage.
Em seguida, precisamos conhecer os temas e assuntos que eles mais demonstram interesse para, então, criar a estratégia de conteúdo que impacte esses usuários.
Em outras palavras, precisamos conhecer bem a audiência, incluindo região, idade, gênero, comportamentos e preferências.
Por exemplo, empresas que têm os jovens como público-alvo devem investir em estratégias em plataformas como o TikTok e o Instagram.
Já as marcas que atendem empresas, como o modelo B2B, normalmente optam pelo LinkedIn para direcionar suas ações nas redes sociais.
Ou seja, experimente as diferentes plataformas até encontrar as mais indicadas para o seu negócio.
Ao criar conteúdo para as diferentes redes sociais você consegue analisar os resultados e tomar a melhor decisão.
Tipo de conteúdo
Você já percebeu que cada rede social é mais forte em um tipo específico de conteúdo?
Assim como o Instagram é sinônimo de fotos, imagens e vídeos, o LinkedIn tem mais apelo para conteúdos como artigos.
Por isso, temos que considerar o tipo de conteúdo que sua empresa terá como foco antes de decidir as redes sociais que atendem melhor.
Para acelerar esse processo, você pode estudar as empresas concorrentes e entender como elas estão usando as redes sociais.
Desta forma, você consegue avaliar como as empresas estão se relacionando e se têm relevância nessas plataformas.
A melhor forma de produzir conteúdo que agrade o público é pensar como ele.
O que uma pessoa que tem perfil do meu cliente gosta de fazer? Que “dor” ele sente? Do que ele gosta?
Ao responder essas perguntas o gestor pode encontrar o melhor caminho para produzir conteúdo e estabelecer o relacionamento com seus usuários nas redes sociais.
Funcionalidades de cada rede social
Certamente você sabe que as redes sociais têm também suas próprias funcionalidades para melhorar o alcance do seu conteúdo.
Isto é, além dos formatos de conteúdo mais adequados para cada rede, você também consegue descobrir os melhores horários para publicar.
Por outro lado, cada plataforma tem sua ferramenta para criar anúncios segmentados para diferentes perfis de usuários, independente da rede social.
A partir de agora, você conhecerá um pouco mais sobre as principais redes sociais usadas por empresas em suas estratégias de negócios.
A maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, conta com quase 100 milhões de perfis brasileiros e diferentes formatos de conteúdo.
Sua ferramenta de anúncios aumenta o alcance do conteúdo dentro da plataforma e gera tráfego para sites.
Com 50 milhões de usuários no Brasil, o Instagram tem muito apelo visual e, por isso, as empresas usam fotos e vídeos de qualidade para se comunicar com os usuários.
Um dos diferenciais do “Insta” é o uso de hashtags nas publicações que ajudam a filtrar os conteúdos de acordo com os interesses de cada um.
Linkedln
Nesta rede social o foco está em conteúdo profissional, isto é, produtos e serviços para estabelecer relacionamentos entre empresas B2B.
A plataforma conta com mais de 30 milhões de perfis de empresas brasileiras e, por isso, se tornou uma rede social estratégica para gerar negócios.
Youtube
Hoje, esta rede social tem mais de 1 bilhão de usuários que acompanham vídeos sobre todos os assuntos possíveis, incluindo conteúdos sobre empresas.
Seus usuários conseguem interagir e conhecer mais sobre as funcionalidades dos produtos e serviços, por exemplo.
Nesta rede social, a criatividade é premiada com a viralização do conteúdo e isso costuma gerar grande repercussão para uma marca.
Escolha as redes sociais certas
E então, já sabe quais são as redes sociais que podem ajudar a divulgar a sua empresa?
Comece a traçar sua estratégia e use as redes sociais para alavancar seu negócio.
Caso precise de uma ajudinha para montar seu planejamento, podemos te ajudar.