Muitas equipes de marketing, de forma amadora e com pouco conhecimento, consideram que a quantidade de curtidas de uma postagem nas redes sociais é significado de sucesso. Contudo, é comum vermos perfis de empresas com centenas de curtidas de pessoas que nunca serão potenciais clientes e não representam o público-alvo que a empresa quer alcançar.
A verdade é que quantidade, nas redes sociais, definitivamente não traduz a qualidade da empresa ou do conteúdo produzido. Se uma página possui milhares de seguidores, mas esse número não tem impacto significativo algum nas vendas, então as campanhas de marketing não são eficientes.
Definir o público-alvo e entender a percepção de cada um sobre sua marca permitirá comunicar o valor da empresa da forma mais assertiva; além disso, a ideia de produzir conteúdo em massa será um desperdício de investimento, caso esse conteúdo não consiga atingir nem metade do seu propósito.
O mais importante é saber dar atenção às pessoas que estão realmente interessadas no seu negócio. Ações voltadas para determinados nichos de mercado aumentam as possibilidades de um bom atendimento e ajudam a conhecer melhor seu público-alvo. Assim, evitam esforços desnecessários e que não terão nenhum resultado para você e sua empresa.
Use personas no seu planejamento
Uma das práticas adotadas pelo mercado, para direcionar a comunicação, é a definição de personas. Essa é a representação da pessoa real que está interessada em comprar seu produto ou serviço. Você pode criar personas que identifiquem quem é o seu público nas redes sociais e que representem quem você quer alcançar. O importante é saber para quem a sua empresa quer comunicar ao criá-las. Uma vez definidas, elas permitirão direcionar o planejamento de comunicação para cada perfil e se relacionar com eles de acordo com o segmento de atuação da empresa.
Portanto, o sucesso da sua estratégia de marketing digital está em investir em um bom planejamento de comunicação e em identificar o público-alvo e personas que a sua empresa possui e quer atingir para que a sua mensagem seja recebida por quem realmente interessa. Para isso, você precisa estabelecer respostas para as seguintes perguntas:
- Qual público você quer atingir?
- Onde meu público alvo está presente?
- Como posso impactá-lo?
- Qual rede social ele utiliza com mais frequência?
- Qual a linguagem do meu público?
- Qual o meu objetivo com essa ação?
- Qual foi o meu resultado?
Como saber para quem você está produzindo
A melhor forma de entender o seu público é interagindo com ele. Utilize os campos destinados aos comentários no blog ou até mesmo aquele e-mail que você deixa à disposição para eventuais dúvidas ou sugestões de seus leitores. Você pode criar formulários de pesquisa e enviar para seus seguidores. Hoje, também existem ferramentas que auxiliam na criação de formulários online e permitem trabalhar com assuntos específicos sobre os quais deseja se informar, como:
- Sexo;
- Idade;
- Nível de escolaridade;
- O que há de mais interessante no site;
- Sugestões.
As páginas criadas no Facebook também podem ser monitoradas através do Page Insights, aplicativo que aponta informações relevantes sobre curtidas, comentários e compartilhamentos, além de mostrar dados relativos a gêneros, idade, localização e visitas.
Falando em Facebook, já faz um tempo que a rede social passou a promover uma espécie de curadoria de conteúdo para filtrar o que o usuário recebe em sua timeline, a fim de melhorar cada vez mais a experiência da utilização da ferramenta, além de aumentar a rentabilidade.
Basicamente, o que aparece no feed de notícias depende de três fatores: do quão recente é aquele conteúdo, da sua relevância (conteúdos com mais compartilhamento, curtidas e comentários são considerados mais relevantes e aparecem com mais frequência) e a quantidade de interação que você tem com aquela página ou pessoa – quanto mais afinidade, mais conteúdo você verá. Logo, se você não estudar o seu alvo, jamais saberá se as suas informações estão chegando a ele.
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