Cada vez mais adotado pelas empresas por oferecer resultados a um custo menor do que o marketing tradicional, o Inbound Marketing veio para ficar. Esse tipo de marketing, também chamado de marketing de atração, é focado nas necessidades do cliente ao longo da sua jornada de compra – e é aí que está o segredo da sua assertividade.
Para te ajudar a otimizar seus esforços de marketing e incrementar a lucratividade do seu negócio, reunimos nesse post 9 pontos em que você deve focar para conseguir melhores resultados com a sua estratégia de Inbound Marketing, acompanhe.
Como melhorar sua estratégia de Inbound Marketing em 9 passos
- Ter uma ou mais personas adequadas para o seu público-alvo é fundamental. As personas devem ser o mais detalhadas possível, além de estarem adequadas às diferentes etapas da jornada de compra.
- A jornada de compra, também conhecida como buyer’s journey, é o processo pelo qual o consumidor passa antes de fazer uma compra. Primeiro ele identifica uma necessidade, então busca informação e a partir dessa informação faz a sua decisão de compra. Você precisa entender como o seu cliente em potencial se comporta em cada uma dessas etapas para saber como se diferenciar e conseguir converter esses interessados em clientes.
- Sabendo quem é a sua persona e entendendo como ela se comporta ao longo da jornada de compra, chega a hora de iniciar a produção de conteúdo. Esse conteúdo deve ser original, relevante e capaz de fornecer ao seus prospects as informações que eles precisam.
- Fuja do básico. Não pense que produzir conteúdo é só criar um blog, por exemplo. Você pode e deve ir além, pensando em newsletters, webinars, vídeos, infográficos, e-books e quaisquer outras formas de conteúdo que possam lhe ajudar a passar sua mensagem.
- Torne o seu conteúdo fácil de ser encontrado. Um erro comum em Inbound Marketing é criar um bom conteúdo e não trabalhar para sua divulgação e distribuição. O primeiro passo nesse sentido é investir em SEO, otimizando seu conteúdo para que ele seja facilmente encontrado por meio do Google.
- Distribua esse conteúdo por meio das redes sociais. Assim você facilita para que ele seja compartilhado e atinja um público ainda maior.
- Se houver verba, não deixe de investir em mídia, talvez esse possa ser o diferencial que você precisa para melhorar sua estratégia. Um bom plano de mídia digital, com uma segmentação bem feita pode levar o seu conteúdo diretamente para o público que você quer atingir.
- Saiba o que fazer com os leads que você captar. Outro ponto que pode ser crucial para a melhoria da sua estratégia é a construção de um mailing bem segmentado com os leads que você captar. Assim, você consegue entregar o conteúdo certo para o público certo e aumenta suas chances de concluir a venda.
- Acompanhe constantemente os resultados. Marketing depende de resultados, e é por isso que você deve sempre medir e acompanhar suas ações. Assim, é possível saber que tipo de conteúdo é mais procurado, as ações que geram mais leads, etc. Com isso você consegue identificar onde deve continuar apostando e que pontos devem ser melhorados.
Como foi possível observar, a melhoria da sua estratégia de Inbound Marketing depende da observação de vários pontos que vão desde o planejamento das ações até o acompanhamento dos resultados. É preciso que todos os pontos sejam executados, pois qualquer problema ao longo do caminho pode comprometer suas metas.
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