A atuação de marcas na internet não pode mais seguir aquele padrão publicitário tradicional, pois o púbico está cada vez mais bem informado sobre o que e onde comprar. Nesse contexto, as marcas que queiram se destacar precisam investir na comunicação efetiva nos diversos meios disponíveis e, a partir daí, atrair clientes para seu negócio. O Marketing Digital é composto por uma série de ferramentas que, se colocadas em prática, assegurarão ótimos resultados na atração de seu público-alvo. Separamos algumas das ferramentas de marketing digital mais eficazes para você saber como elevar seu negócio na web. Confira:
Marketing de Conteúdo
A principal estratégia usada atualmente para atrair clientes é o Marketing de Conteúdo. Trata-se de um conjunto de táticas que utilizam o conteúdo como instrumento de conexão entre marca e consumidor. O objetivo é levar informações relevantes que as pessoas estão buscando na internet, atraindo-as para o site, para assim criar um diálogo direcionado. Importante frisar que os temas dos conteúdos devem ser relacionados aos produtos e serviços que empresa promove.
Artigos, vídeos, webinars, notícias, podcasts, posts de blogs, vários formatos podem ser usado de maneira estratégica. A partir daí, sua empresa começa a construir uma autoridade no tema com o qual trabalha, ganhando a confiança do consumidor e sendo lembrada na hora de efetuar uma compra.
E-mail marketing
Outra ferramenta essencial para um negócio digital efetivo é o e-mail marketing. Se bem utilizado, é uma das estratégias mais poderosas para atrair e converter leads. Uma listas de contatos bem construída vai nutrir e segmentar o consumidor através das etapas do funil de vendas.
Atualmente, já existem softwares inteligentes que direcionam conteúdos para o lead certo na etapa que ele estiver no funil. Esse trabalho pode ser totalmente automatizado, elevando os resultados de maneira extremamente eficiente. O e-mail marketing possibilita uma integração fácil com o cliente, mesmo sendo considerada uma ferramenta de baixo custo.
SEO
SEO é sigla para “Search Engine Optimization”, que traduzido do inglês significa “Otimização de Sites para Motores de Busca”. É o conjunto de técnicas usadas para melhorar a posição de sua empresa nos sites de pesquisa, como o Google.
Uma boa estratégia de SEO percorre cada ponto de seu site, desde o domínio até os conteúdos publicados no blog. A escolha de palavras-chaves relevantes é determinante para que essa prática seja executada. A otimização deve ser aplicada tanto no tráfego pago (por meios de links patrocinados), quanto no tráfego orgânico, aquele gerado apenas pelo resultado natural feito pelos motores de busca.
Mídias Sociais
Não dá para falar de marketing digital hoje sem citar as mídias sociais. A maioria das empresas e profissionais já está consciente dos benefícios de marcar presença em alguma rede social. Este tipo de canal permite criar oportunidades de relacionamento com o público-alvo de maneira dinâmica e interessante.
Se o objetivo é divulgar a marca, gerar autoridade considerável e impulsionar vendas, ter uma ou mais páginas nas principais redes é uma excelente tática. O compartilhamento instantâneo de links, vídeos, fotos, entre outros conteúdos é fácil e preciso. Outra grande vantagem é poder coletar informações úteis e analisar o comportamento de possíveis clientes.
Existem outras ferramentas úteis para a atração de clientes, mas essas são algumas das principais. Procure aprender o máximo de coisas sobre elas, coloque-as em prática e mensure os resultados. Se precisar de ajuda para colocar sua estratégia em prática, não hesite em nos consultar. Teremos o prazer de atendê-lo. Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário!