Para saber por que investir em mobile marketing, é só olhar para as pessoas na rua ou em qualquer lugar público. Todos estão com as cabeças abaixadas, olhando para os seus celulares e tablets. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o Brasil encerrou o ano de 2014, com 280,73 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, aumento de 3,5% sobre dezembro de 2013. De acordo com uma pesquisa da e-Marketer, o Brasil encerrou o ano de 2014, como o sexto maior mercado de smartphones do mundo, com 38,8 milhões de aparelhos.
Portanto, investir em mobile marketing significa investir onde o cliente está diariamente. Abaixo, você confere 3 motivos essenciais para começar a investir em Mobile Ads:
A força do mobile
De acordo com o Google, em 2015, os dispositivos móveis superaram o desktop em volume de navegação na web. Por dia, os celulares e smartphones são consultados mais de 150 vezes, segundo pesquisa mais recente da Mary Meeker, divulgada ainda nesse ano. O Google também mostra que 62% dos usuários de smartphone têm mais de 25 anos. Na classe C, que cresceu 204% na última década, são 48,3 milhões de pessoas com dispositivos móveis. Conectadas, elas movimentam R$ 495 bilhões em renda própria ao ano.
Segmentação
Um dos principais pontos positivos da realidade mobile é a segmentação. Hoje, existe a possibilidade de conhecer o que o consumidor acessa e onde ele está com mais facilidade. A cada acesso feito do aparelho móvel ou em aplicativos, novas informações são coletadas. Com todos esses dados, é possível analisar individualmente o usuário e criar campanhas personalizadas para cada tipo de público.
A grande maioria dos smartphones conectados à internet está, ao mesmo tempo, com o GPS ligado – o que possibilita o envio de anúncios mais adequados, de acordo com a localização. É possível, por exemplo, criar mensagens automáticas que irão aparecer no celular conforme o usuário se desloca ou muda de andar em um shopping, e também enviar anúncios para os clientes que estão passando perto da sua loja. Tudo isso pode ser feito por meio dos aplicativos, e a boa notícia é que a grande maioria deles permite esse tipo de anúncio.
Você também pode incentivar as pessoas a fazerem check-in em serviços de localização, como o Foursquare. Quando o check-in for feito, você consegue informações importantes, tais como a identificação de clientes regulares e com qual frequência eles visitam você.
Mensuração
É preciso trabalhar com os dados recebidos junto com o ID para publicidade. Hoje, existem ferramentas específicas que ajudam a mensurar os resultados e entregar relatórios para os clientes e anunciantes, recebendo feedbacks sobre:
- Quantas vezes o aplicativos é aberto;
- Qual é a frequência que seus usuários abrem seu aplicativo;
- Qual é a versão dos aplicativos;
- Quais aparelhos seus usuários usam;
- Qual é a operadora que seus usuários possuem;
- Quais as plataformas que os aparelhos de seus usuários estão baseadas.
O Valor do Mobile, por exemplo, ferramenta do Google, traz uma calculadora que estima o valor de anúncios, custo de aquisição e o retorno sobre investimento nas plataformas mobile, além de informações de melhores práticas, vídeos e cases.
Você gostaria de conferir outras dicas sobre mobile marketing? Escreva suas sugestões nos comentários abaixo!