Não há distância e nem horários que impeçam a sua empresa de crescer. Isso se confirma pelo fato de que os consumidores buscam, cada vez mais, a presença online das empresas. Mas abrir um site simplesmente por estar presente na internet não atrai efetivamente os visitantes. Muito além de divulgar bem os serviços e produtos de uma empresa, o site precisa ser eficiente, um canal de relacionamento 24 horas com os clientes. É nessas horas, então, que surge a pergunta: o que fazer para criar um site que passe informações sobre o produto ou serviço da minha empresa e, ao mesmo tempo, funcione como um captador de leads para o negócio?
A primeira dica é ficar atento para que a personalidade da sua empresa seja plenamente incorporada em cada elemento e função do website. Há cinco pontos fundamentais que devem estar presentes na página e ser facilmente encontrados:
- Quem é a sua empresa?
- O que a sua empresa faz?
- Onde e como encontrar a sua empresa?
- Informações mais relevantes presentes na página inicial.
- Cases ou depoimentos de clientes e parceiros.
Uma das funções básicas de um site é aproximar o internauta da empresa. Por isso, deixe sempre visíveis as informações referentes ao seu negócio para criar oportunidades de venda. Outras dicas valiosas devem ser levadas em consideração quando o assunto é criar um site eficiente.
Faça um briefing completo
Antes de iniciar o desenvolvimento da sua página, é importante fornecer todas as informações, como um pequeno guia de seu site, das seções e suas ramificações. Com uma visão completa do seu negócio, objetivos estipulados e as especificações do que pretende fazer, é mais fácil criar um site eficiente para os clientes. O briefing completo fará bastante diferença na criação.
Menos é mais
Pense de forma simples, no que realmente é necessário para o seu site. Páginas da internet cheias de movimento e informações, com ícones e animações complexas não deixam o cliente focar no que de fato deve ser destacado. Mas lembre-se: simplicidade não quer dizer fazer um site de qualquer jeito.
Agilidade
É comprovado que, se em um período de 15 a 30 segundos, um site não mostra alguma informação interessante para o visitante, ele cancela o carregamento e vai para outro website. Sempre atento à agilidade, é importante fazer o seu site carregar o mais rapidamente possível. Para isso, é fundamental, por exemplo, ter um ótimo serviço de hospedagem.
Mapa do site
Se há muito conteúdo no site e a quantidade de seções acabou, é o mapa que auxiliará o usuário. De forma simples e direta, o mapa dará o entendimento imediato de como estão dispostas as informações.
Assuntos separados por temas
Se a quantidade de conteúdo for extensa, agrupe os tópicos por temas para facilitar o entendimento de suas informações.
Botão de página inicial sempre acessível
Quando o assunto é facilitar o acesso às seções, lembre-se que a Home é a mais importante. Portanto, é importante ter um botão de acesso à página inicial por todo o site.
Texto trabalhado
O texto do site deve ser utilizado da melhor maneira possível. Não lance as informações de qualquer forma nas páginas. É importante que a página tenha um layout leve e agradável.
Ilustrações certas
A escolha correta de imagens ajuda a mostrar o que cada seção traz. Sempre que possível, use imagens, pois elas tornam os textos longos mais interativos e menos cansativos no momento da leitura. Mas não exagere. Páginas com muitas imagens tendem a confundir e sobrecarregar o leitor.
SEO (Search Engine Optimization)
Traduzido do inglês, SEO significa “Otimização de Sites para Motores de Busca”. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo otimizar o site para ter uma melhor posição nas ferramentas de busca, aumentando a visitação e a visibilidade das empresas nos buscadores.
Contato e Newsletter
É importante ter um formulário com opção para o visitante receber as novidades do site. É essencial manter contato com aqueles que têm interesse no seu site, divulgando novos serviços, produtos e dicas. Dessa forma, você estará no caminho para atrair leads e converter mais vendas. Tenha um espaço, também, para abrir diálogo com o cliente, no caso de dúvidas e/ou reclamações.
Está pronto para criar seu website? Agora que você já sabe quais são as principais dicas para tornar um site eficiente, conte com uma agência digital especializada que fará tudo isso e muito mais para garantir os melhores resultados em seu site.
Entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo!