Se você está se perguntando como aumentar a eficiência do seu marketing digital sem que seja preciso gastar muito dinheiro, a resposta é simples: ferramentas gratuitas. Existem muitas ferramentas úteis que são gratuitas ou estão disponíveis no modelo “freemium”, como são chamadas as ferramentas que têm uma versão simples grátis e versões pagas com mais recursos. Neste post, selecionamos 10 ferramentas que irão otimizar seu tempo, seus recursos financeiros e seus resultados. Analise cada uma delas de acordo com seus objetivos e aproveite a oportunidade para ficar por dentro das melhores ferramentas desenvolvidas para o marketing digital que o mercado disponibiliza.
1. Hootsuite
É uma ferramenta que pode ser usada tanto para o agendamento de posts em redes sociais quanto para o monitoramento de palavras-chave, hashtags e menções. A versão gratuita permite gerenciar até 3 perfis nas redes sociais.
2. Trello
Outra ferramenta muito útil, o Trello permite a gestão de tarefas e equipes. Lá você pode cadastrar tarefas, atribuir responsáveis para elas, definir prazos e ainda anexar arquivos, permitindo que todas as informações fiquem reunidas em uma única ferramenta.
3. Google Analytics
O Google tem uma série de ferramentas de marketing grátis que podem lhe ajudar. O Analytics permite que você conheça as estatísticas do seu site, com informações como: número de acessos, páginas por onde os consumidores navegam, origem do tráfego, etc.
4. Google Alertas
Esse recurso do Google permite que você cadastre palavras-chave que serão monitoradas automaticamente; sempre que houver menções a elas na internet (de acordo com a periodicidade que você escolher) você receberá um e-mail.
5. Google Trends
Essa ferramenta permite verificar os termos mais buscados no Google e o volume de buscas pelos termos que mais têm a ver com o seu negócio.
6. Survey Monkey
Essa é uma excelente opção para realizar pesquisas/questionários com os seus clientes e público-alvo. A versão gratuita permite receber até 100 respostas para pesquisas com até 10 perguntas, mas existem versões pagas com diferentes opções.
7. Traffic Travis
É um software grátis (em inglês) e bastante completo que tem como objetivo melhorar o posicionamento do site em mecanismos de busca como o Google.
8. Canva
É uma ferramenta que permite a criação de layouts simples. Nela você pode criar imagens para uso em redes sociais, por exemplo. Com várias opções de modelos prontos e fácil utilização, você não precisa de conhecimentos avançados para utilizá-la. A ferramenta é grátis, com opções de imagens pagas e gratuitas.
9. Mail Chimp
É uma ferramenta para disparo de e-mails que permite o envio de até 12 mil e-mails por mês para uma lista de até 2 mil contatos. Para um volume maior de disparos, a ferramenta oferece diferentes pacotes pagos.
10. Infogr.am
É uma ótima opção para a criação de gráficos e infográficos com várias alternativas de cores e layouts.
Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas que você pode utilizar em diferentes tarefas de marketing sem precisar pagar por isso. Existem várias outras opções com as quais você pode contar de acordo com as suas necessidades. Além da vantagem de serem gratuitas, elas informam dados mais precisos se comparadas às estratégias do marketing offline e são desenvolvidas pensando no profissional de marketing contemporâneo. Por que não aproveitá-las?
Você conhece outras ferramentas gratuitas? Compartilhe com a gente nos comentários.
Quer saber mais sobre marketing digital? Sugerimos a você nosso post Como o marketing digital pode ajudar na fidelização de seus clientes? Boa leitura!