Você já ouviu falar em métricas de vaidade? Bom, se ainda não ouviu é melhor ficar atento, pois elas podem estar colocando toda a sua estratégia para angariar novos clientes por água abaixo. Quer saber se está sendo mais uma vítima delas? Então vamos lá:
1) Você usa apenas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram…) como canal de comunicação com os clientes?
2) Você acredita que ter milhares de curtidas e comentários são a prova de que sua estratégia está funcionando?
3) Você utiliza apenas as métricas das redes sociais?
4) Você nunca considerou a hipótese de criar um blog e usar o e-mail marketing?
Bom meu amigo, se você respondeu sim para mais de uma destas perguntas, é muito provável que você tenha caído nas graças das métricas de vaidade.
Onde mora o perigo?
Antes de qualquer coisa, não estamos aqui para te convencer que usar as redes sociais são algo negativo para o seu negócio ou para sua estratégia de marketing digital, pelo contrário. Elas possuem papel fundamental neste processo: os relatórios gerados pelas redes sociais têm seu valor, como as métricas de relacionamento, geradas a partir dos comentários dos leitores.
O problema acontece quando você coloca todas as suas forças nelas e se esquece dos canais que realmente geram prospects para seu negócio. E isso geralmente acontece porque as redes sociais são meios gratuitos de comunicação.
No entanto, com o tempo você acaba percebendo que só terá um resultado efetivo quando investir dinheiro nelas, não é mesmo? No Facebook, por exemplo, mesmo pagando para impulsionar uma fan page, em média, somente 6% dos fãs recebem suas postagens. Logo, será necessário investir mais $$$ para novos anúncios.
Então, se é para investir, por que não investir no canal certo?
O poder do blog e do e-mail marketing
Quando você possui um blog, tem a certeza que este é um projeto exclusivamente seu (e não uma terra alugada, como se costuma chamar as redes sociais). No seu blog você pode usar o layout que quiser, o padrão de imagens que quiser, o tipo de conteúdo que quiser… enfim, ele é totalmente personalizável.
Quer mais? As pessoas chegam até seu blog porque, muito possivelmente, você tem algo que elas necessitam – geralmente uma solução ou uma resposta para seu problema. Elas – e milhares de outras – chegaram através da busca orgânica, e isso é muito bom para o seu negócio!
Voltando à questão do investimento, evite apenas plataformas gratuitas (como o Blogger, o Wix e Wordpress.com). Além de terem problemas de indexação, elas não permitem tanta personalização e não dão opção de plug-ins. Mais uma vez, se é para investir, invista na coisa certa, e o blog é uma delas.
* Entenda melhor por que sua empresa precisa ter um blog lendo este post.
E o e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma das formas mais efetivas e diretas de trocar informações com seus contatos. Envio de novidades, promoções, divulgação de conteúdo do blog, descontos exclusivos… São inúmeras as opções!
E o melhor de tudo? Eles desejam receber este conteúdo, afinal trocaram seu endereço de e-mail por algo que você ofereceu no passado.
* Veja aqui como criar uma campanha efetiva de e-mail marketing.
Então…
O melhor neste momento é rever suas prioridades. Com pouco investimento você é capaz de criar um blog e iniciar a coleta de contatos para um e-mail marketing. E sobre as redes sociais, jamais deixe de usá-las, elas são ótimas para:
- Publicar posts antigos
- Frases e imagens inspiradoras
- Recomendações
- Perguntas e enquetes com seu público
Trabalhando dessa forma você gera tráfego, constrói autoridade, ganha prospects e conversões e por que não, até mesmo vendas.
Sendo assim, é hora de colocar a mão na massa e fazer tudo isso trabalhar em conjunto, construindo uma estratégia completa e eficaz. Pode ser que ela não mexa tanto com seu ego – afinal as curtidas e comentários podem ser menores no início – mas pode confiar, ela vai funcionar!
Você já conhecia as métricas de vaidade? Conte para gente se alguma vez já caiu nas graças delas!
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