No relacionamento com o cliente, algumas estratégias podem ser definitivas na hora de melhorar a qualidade dos leads gerados e quantidade de vendas computadas. Não adianta mais apostar só em propaganda, o branding e o inbound marketing são duas estratégias que estão revolucionando o marketing tradicional e trazendo números expressivos de novos clientes para as empresas que as utilizam. Saiba mais sobre cada uma dessas estratégias e entenda por que você deve pensar nelas na hora de montar um plano de marketing para o seu negócio:
O branding
A estratégia de branding alia um posicionamento institucional da marca da sua empresa como uma estratégia de marketing. O branding inicia com uma análise profunda do seu negócio, passando pelo levantamento de sua história, de seu produto, de seu mercado e apontando todo e qualquer processo que não esteja funcionando com a melhor performance possível. Essa é uma parte dolorosa em que deve-se olhar para o seu modelo de negócios pronto para escutar críticas e reinventar-se. Branding não é apenas desenhar uma marca nova ou pagar por uma propaganda legal, branding é transforma tudo em uma empresa para que ela assuma um posicionamento institucional competitivo.
Após levantar as demandas, o empresário deve começar um processo de reestruturação. Cada caso é um caso: algumas vezes se remodela a identidade visual, em outras é o departamento de SAC que precisa ser reestruturado. Em algumas empresas é necessário trabalhar o relacionamento com colaboradores, enquanto em outras os ambientes das lojas e escritórios precisam ser repensados. O fato é que a estratégia de branding vai transformar a imagem que o público possui da sua empresa, mas não é uma maquiagem superficial. Cada colaborador, propaganda e produto precisam ser alinhados aos verdadeiros valores do negócio.
Outro fator importante que o brading trabalha é o impacto que a sua empresa tem no mundo. A pergunta que ele procura responder positivamente é: “se a sua empresa sumisse agora da face da terra, o que ia ser perdido junto com ela?”. É bem raro uma empresa que produza algo único e, muitas vezes, o cliente decide entre a compra pelo seu produto e não o do seu concorrente simplesmente pelo preço.
Para que os produtos ou serviços de sua empresa se destaquem é necessário que sua marca represente mais do que apenas uma necessidade ou desejo de consumo, mas uma identificação com os valores do seu cliente. Ele passa escolher a sua empresa, por tudo que ela representa, não importa se não for a mais barata do mercado. É um relacionamento duradouro que transpassa os gastos financeiros.
Inbound marketing
O inbound marketing chegou para conquistar o cliente de uma forma diferente da estratégia do marketing tradicional. Enquanto esse marketing, também chamado de outbound, foca na propaganda e na publicidade para seduzir um cliente, o inbound marketing tem uma estratégia diferente: atrair o consumidor para que ele se interesse pelo que sua empresa faz ou produz.
A estratégia do inbound marketing se baseia no fato de que, na internet, o consumidor vai atrás do que lhe interessa, navegando por uma infinidade de websites, blogs, e redes sociais, antes de se decidir pela compra. Para chamar atenção desse consumidor, as empresas perceberam que é muito mais efetivo gerar conteúdo que o interesse do que pagar por publicidade online.
Como o inbound marketing funciona?
Divulgando materiais para blogs corporativos, e-books, vídeos, webinars, whitepapers, infográficos, podcasts e outras formas que apresentem conteúdo de qualidade, relevante e que traga informações importantes para o seu público.
A ideia é atrair tráfego para o blog ou site da sua empresa, converter essas visitas em leads qualificados para o seu negócio e esses leads em vendas. Além disso, o inbound marketing tem função estratégica para fidelizar clientes e aumentar suas margens de lucro, sempre buscando uma melhoria contínua do negócio.
É por isso que as estratégias de branding e de inbound marketing são fundamentais para todas as empresas, mas, principalmente, para os pequenos e médios negócios: com elas é possível se destacar na concorrência sem um pesado investimento em publicidade online e aumentar suas vendas de forma eficiente e contínua.
Você já implementou algumas dessas estratégias em seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários os resultados obtidos com elas!
Pingback:Por que sua empresa deve ter um blog? - Agência Digital Mitrah